Assessoria de imprensa

Bienal de Arquitetura, em parceria com o British Council, traz Jane Hall, do Coletivo Assemble, a São Paulo.

Nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, a Bienal de Arquitetura de São Paulo e o British Council realizarão, como parte da parceria para esta 11ª Edição, uma conversa com a arquiteta Jane Hall, do coletivo inglês Assemble.

11a Bienal de Arquitetura
11ª Bienal de Arquitetura

Nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, a Bienal de Arquitetura de São Paulo e o British Council realizarão, como parte da parceria para esta 11ª Edição, uma conversa com a arquiteta Jane Hall, do coletivo inglês Assemble.

O Assemble é um coletivo baseado em Londres que atua em todos os campos da arte, arquitetura e design. Trabalhando em conjunto desde 2010, o grupo atualmente é composto por 18 membros. A prática de trabalho do Assemble procura abordar a desconexão típica entre o público e o processo pelo qual os espaços são criados.

Jane Hall virá a São Paulo representando o Assemble, numa conversa aberta que acontecerá sob a marquise da Praça das Artes, no centro da cidade.O Assemble propõe uma prática que seja interdependente e colaborativa, buscando envolver ativamente o público como participante e colaborador na realização contínua do trabalho.

Atividades expositivas da parceria entre British Council e Bienal de Arquitetura

As exposições e atividades da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo estão acontecendo pela cidade. Os trabalhos apresentados como resultado específico da parceria com o British Council estãoexpostos na Vila Itororó Canteiro Aberto esão os seguintes:

"Designing Politics, Designing Respect"(London, England; New York, USA; Rio de Janeiro, Brazil - 2016),do Theatrum Mundi. Apresenta trabalhos selecionados em chamadas abertas sobre três cidades globais, refletindo sobre a política cultural e o tema do respeito nas cidades. Os trabalhos apresentados incluem agentes como artistas, moradores, ativistas, ONGs, coletivos, arquitetos e designers e articulam um debate sobre design e direito à cidade. No centro desse debate, o trabalho discute iniciativas que dão visibilidade a situações em que o respeito é construído através de diferentes práticas. Alinhado com a 11ª Bienal, revela o trabalho de não-arquitetos na coprodução da cidade.

"Granby Four Streets" (Liverpool, England - 2011), do Assemble. Apresenta um processo participativo em Liverpool que transformou casas abandonadas em habitação a preços acessíveis. As ruas de Liverpool, conhecidas por sua diversidade racial e étnica, foram reapropriadas por um grupo de residentes locais que há 20 anos mantêm a área com o objetivo de devolvê-la à população. Em 2011, após a criação de um Fundo de Propriedade Coletiva, o Assemble trabalhou com os moradores para transformar casas abandonadas em habitação acessível através de sua reconstrução e da transformação de espaços públicos, gerando oportunidades para o empreendedorismo. Comemorando a arquitetura local e o patrimônio cultural, esse processo redefiniu o relacionamento das pessoas com quatro ruas de Liverpool e capacitou os moradores para mudar seu próprio bairro.

"OTOProjects" (London, England - 2013), também da Assemble, foi configurado como workshop e performance. A parceria entre o Assemble e o grupo musical OTO promoveu um processo participativo de construção-teste em um espaço temporário, em um lote vazio em Dalston, Londres. Experimentando novos materiais disponíveis no local, de fácil acesso e baixo custo, 60 voluntários realizaram o projeto coletivamente, levando a uma radical transformação do espaço e à viabilização de novos usos.

 

Mais sobre a 11ª Bienal de Arquitetura

Website e redes sociais:

www.11bienaldearquitetura.org.br

Facebook/11bienaldearquitetura

Instagram/11bienal

 

Informações para a imprensa sobre a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo: Bansen & Associados Comunicação

Bia Bansen (bia@bansen.com.br); Clean Barros (11) 99294-4100>) (clean@bansen.com.br); Marcelo Fontenele (marcelo@bansen.com.br)

Tel.: (11) 5539-2344

 

Notícias relacionadas

 

São Paulo recebe seminário sobre segurança urbana para as mulheres

Dentro da programação da Bienal de Arquitetura, evento reunirá organismos de atuação global, representantes do poder público e movimentos sociais

11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo anuncia a programação da Exposição

Do dia 28 de outubro até o final de dezembro, a cidade de São Paulo será palco de uma Bienal de Arquitetura diferente: mais de 40 atividades de diversos tipos e formatos abrem ao público a vivência de processos de desenho na cidade, acompanhados da exposição da 11ª Bienal, com centenas de trabalhos de referência.  

Uma Bienal para a cidade

11ª Bienal de Arquitetura abre neste sábado, 28 de outubro, olhando para grupos atuantes e novos formatos.

11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo anuncia a programação da Exposição

Do dia 28 de outubro até o final de dezembro, a cidade de São Paulo será palco de uma Bienal de Arquitetura diferente: mais de 40 atividades de diversos tipos e formatos abrem ao público a vivência de processos de desenho na cidade, acompanhados da exposição da 11ª Bienal, com centenas de trabalhos de referência.  

Linn da Quebrada é uma das atrações da festa da 11ª Bienal de Arquitetura, que também terá Calefação Tropicaos e Batekoo

Aberta ao público a partir das 18 horas, a festa da 11ª Bienal de Arquitetura será realizada no próximo sábado, 30 de setembro, no centro de São Paulo em frente ao Instituto de Arquitetos do Brasil/São Paulo

Grande caminhada pela borda geográfica de São Paulo abre oficialmente a 11ª Bienal de Arquitetura

Aberta ao público, caminhada de 120 km ocorre de 16 a 23 de setembro, parando em unidades do SESC-SP e iniciativas comunitárias. Ainda neste mês de setembro, acontecerá a Oficina "Atos gráficos: táticas para a construção de identidades visuais na cidade", entre os dias 12 e 15, no SESC Campo Limpo.

11ª Bienal de Arquitetura finaliza chamada aberta Imaginário da Cidade com 150 projetos inscritos!

Outras três chamadas públicas continuam abertas para receber trabalhos: Faculdades de Arquitetura e Estudos Urbanos, Utilidade Pública e Arquitetura Urbana.

11ª Bienal de Arquitetura faz chamadas públicas para projetos coletivos de cidade

Com as chamadas já abertas no site, Bienal convoca a sociedade a expor trabalhos e projetos coletivos de cidade.

11ª Bienal de Arquitetura inicia suas atividades para discutir a utilidade pública da arquitetura e lança chamada para imaginar um projeto coletivo de cidade

Frente aos desafios colocados pela metrópole contemporânea, o Evento contempla projetos que, em suas várias frentes de ação, ampliam as possibilidades de atuação do arquiteto com base na articulação com uma série de disciplinas e saberes.

 

BANSEN - ©2016
Bansen Phone
Address: rua dr. tirso martins, 100 cjto 304 - 04120-050 - vila mariana - SP/SP.
Site Design by Marília Schumann