Assessoria de imprensa

11ª Bienal de Arquitetura promove obra e palestra do artista argentino Tec sobre grafite e cidade no Sesc Parque D. Pedro II

A convite da Bienal de Arquitetura, Tec realizará um grafite que reconhece o entorno do Parque Dom Pedro II e resulta em uma base lúdica para brincadeiras que provocam interações pelo público jovem que frequenta o Sesc. 

11a Bienal de Arquitetura
11ª Bienal de Arquitetura

O artista plástico argentino Tec fará no dia 27 de janeiro (sábado) palestra sobre grafite e cidade no Sesc Parque Dom Pedro II, na qual abordará sua produção de figuras gigantes no asfalto nas ruas de São Paulo. Na ocasião, o público poderá conferir uma arte que o artista fará no piso da unidade do Sesc na sexta, 26. A convite da Bienal de Arquitetura, Tec realizará um grafite que reconhece o entorno do Parque Dom Pedro II e resulta em uma base lúdica para brincadeiras que provocam interações pelo público jovem que frequenta o Sesc. 

"Sempre morei em cidades planas, como Buenos Aires e Córdoba. Quando cheguei a São Paulo, deparei-me com as possibilidades das ladeiras da cidade, sobretudo, as do bairro de Perdizes. Para mim, esses leitos íngremes são grandes suportes para meus desenhos. Consigo trabalhar também com o conceito de perspectiva a distância, já que as figuras só podem ser observadas e entendidas com uma inclinação apropriada. É desafiador!", informa Tec. 

O evento faz parte da programação da 11a Bienal de Arquitetura de São Paulo, e acompanha a Exposição Imaginário da Cidade, articulada a uma ampla programação desde outubro de 2017, que promove uma discussão sobre o lugar do projeto na arquitetura, em colaboração com a produção cultural e urbana, para pensar a construção coletiva da cidade, questionando o lugar de uma Bienal em uma cidade como São Paulo. 

A Bienal segue com uma programação intensa até o dia 28 de janeiro e exposição aberta no Sesc Parque Dom Pedro II. Programação abaixo. 

SERVIÇO:

Onde: Sesc Parque Dom Pedro || - Praça São Vito, s/n - Brás, São Paulo - SP, 03007-030

Quando: 27 de janeiro

Horário: 16h

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

 

SOBRE O ARTISTA 

Córdoba, Argentina

Vive em São Paulo, Brasil

A combinação de suportes e técnicas é a tônica do trabalho do artista cordobés, que faz da rua sua fonte de inspiração estética. Tec explora a ambiguidade dos espaços públicos e privados da arte, usando métodos diversos: intervenção performática, instalação de site-specific e filmagem de ação. 

O artista inovou e ampliou o cenário da arte urbana com seus desenhos gigantes pintados no asfalto, fazendo uso da perspectiva a distância. Para registrar esses trabalhos, mapeando o circuito de sua produção, filma e captura as imagens com uma câmera acoplada a um drone. 

Nas telas, ele une a velocidade da action painting ao rigor formal das camadas que se sobrepõem. Seu traço e o manejo da cor fogem ao conhecimento estabelecido e à aparência das coisas para instaurar pelo ato criativo uma nova interpretação do real. Suas obras reverberam e reafirmam sua relação com a cidade, expressa num intenso diálogo entre a ação e o controle. 

No conjunto de sua produção, manifesta-se uma notável identificação com o universo poético infantil, seja nos grafismos, seja nas imagens, seja nas cores. 

Atento à função social da arte, Tec frequentemente ministra palestras e oficinas práticas, sobretudo, em escolas públicas criando narrativas que dão conta da produção feita no ambiente nacional e internacional, desde a pintura rupestre até o surgimento do grafite e da pichação. Ao final da oficina, o artista pede aos alunos para desenharem livremente, sem impor nenhum tema e estética. Com esse material em mãos, reproduz as ilustrações, aumentando a escala dos desenhos nos muros das escolas ou da cidade. Dessa maneira, elas ganham status de mural e são valorizadas, tanto pelas crianças como pelos seus pais, gerando uma relação entre eles por meio da arte.

 Conhecido internacionalmente com a mostra "De Dentro e De Fora", realizada em 2011 no Museu de Arte de São Paulo (Masp), Tec expôs seus trabalhos em outras instituições de grandes cidades, como Nova York, Washington, Barcelona, Berlim e Colônia, e participou de feiras de arte, entre as quais a ArteBa (Argentina), a SP-Arte (Brasil), a ArtRio (Brasil) e a Scope Miami Beach (Estados Unidos). 

Em 2015, o artista realizou um dos maiores murais de São Paulo num edifício na rua Amaral Gurgel, que dá para o Minhocão.

 

Programação 11ª Bienal de Arquitetura

 

A Craco re-existe: as artes à serviço da cidade

Onde: Teatro de Contêiner (geodésica) – Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia

Quando: 17/01 (quarta)

Horário: 19h às 22h

 

Parque Aquático Móvel + lago com peixes e plantas

Onde: Sesc Pq. D. Pedro II, exposição da Bienal de Arquitetura

Quando: 21/01 (domingo), Lago de 21 a 28/01

Horário: 14-18h

 

Oficina Cidade Metafórica

Onde: Sesc Pq. D. Pedro II, exposição da Bienal de Arquitetura

Quando 20/21 Janeiro (sábado e domingo)

Horário: 13:00 às 15:30 h

 

TEC: pintura no piso do Sesc de um mapa/playground do imaginário de seu entorno e palestra sobre o grafite e a cidade

Onde: Sesc Pq. D. Pedro II, exposição da Bienal de Arquitetura

Quando: 26/01 (pintura) e 27/01 (palestra)

Horário da palestra: 16h

 

 

Exposições Abertas da Bienal:

 

Imaginário da Cidade

Onde: SESC Pq. Dom Pedro II

Quando: até 28/01/2018

Horário: Quarta a domingo e feriados, das 10 às 18h

Visita monitorada às 14h30

Praça São Vito, s/n - Brás

Aberto ao público e gratuito

 

Módulos Satélites

Onde: SESC Pq. Dom Pedro II

Quando: até 28/01/2018

Quarta a domingo e feriados, das 13h às 18h

Praça São Vito, s/n - Brás

Aberto ao público e gratuito

 

Exposições da Bienal em espaços parceiros:

 

Exposição "Cumbica", de Tuca Vieira

Onde: Casa do Povo

Quando: 16/01 a 27/01

Horário: Terça a sábado, das 14h às 19h

Casa do Povo - R. Três Rios, 252 Bom Retiro São Paulo

Aberto ao público e gratuito

 

SITU #7

Errata

Onde: Galeria Leme

Quando: até 20/01/2017

Av. Valdemar Ferreira, 130 – Butantã

Aberto ao público e gratuito

 

Para mais detalhes sobre os projetos e para ver o programa completo da 11ª Bienal, visite o site da Bienal www.11bienaldearquitetura.org.br

Facebook/11bienaldearquitetura

Instagram/11bienal

 

Informações para a imprensa sobre a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo: Bansen & Associados Comunicação

Clean Barros (11) 99294-4100) (clean@bansen.com.br); Marcelo Fontenele (marcelo@bansen.com.br)

Tel.: (11) 5539-2344

 

Notícias relacionadas

 

Bienal de Arquitetura, em parceria com o British Council, traz Jane Hall, do Coletivo Assemble, a São Paulo.

Nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, a Bienal de Arquitetura de São Paulo e o British Council realizarão, como parte da parceria para esta 11ª Edição, uma conversa com a arquiteta Jane Hall, do coletivo inglês Assemble.

 

São Paulo recebe seminário sobre segurança urbana para as mulheres

Dentro da programação da Bienal de Arquitetura, evento reunirá organismos de atuação global, representantes do poder público e movimentos sociais

11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo anuncia a programação da Exposição

Do dia 28 de outubro até o final de dezembro, a cidade de São Paulo será palco de uma Bienal de Arquitetura diferente: mais de 40 atividades de diversos tipos e formatos abrem ao público a vivência de processos de desenho na cidade, acompanhados da exposição da 11ª Bienal, com centenas de trabalhos de referência.  

Uma Bienal para a cidade

11ª Bienal de Arquitetura abre neste sábado, 28 de outubro, olhando para grupos atuantes e novos formatos.

11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo anuncia a programação da Exposição

Do dia 28 de outubro até o final de dezembro, a cidade de São Paulo será palco de uma Bienal de Arquitetura diferente: mais de 40 atividades de diversos tipos e formatos abrem ao público a vivência de processos de desenho na cidade, acompanhados da exposição da 11ª Bienal, com centenas de trabalhos de referência.  

Linn da Quebrada é uma das atrações da festa da 11ª Bienal de Arquitetura, que também terá Calefação Tropicaos e Batekoo

Aberta ao público a partir das 18 horas, a festa da 11ª Bienal de Arquitetura será realizada no próximo sábado, 30 de setembro, no centro de São Paulo em frente ao Instituto de Arquitetos do Brasil/São Paulo

Grande caminhada pela borda geográfica de São Paulo abre oficialmente a 11ª Bienal de Arquitetura

Aberta ao público, caminhada de 120 km ocorre de 16 a 23 de setembro, parando em unidades do SESC-SP e iniciativas comunitárias. Ainda neste mês de setembro, acontecerá a Oficina "Atos gráficos: táticas para a construção de identidades visuais na cidade", entre os dias 12 e 15, no SESC Campo Limpo.

11ª Bienal de Arquitetura finaliza chamada aberta Imaginário da Cidade com 150 projetos inscritos!

Outras três chamadas públicas continuam abertas para receber trabalhos: Faculdades de Arquitetura e Estudos Urbanos, Utilidade Pública e Arquitetura Urbana.

11ª Bienal de Arquitetura faz chamadas públicas para projetos coletivos de cidade

Com as chamadas já abertas no site, Bienal convoca a sociedade a expor trabalhos e projetos coletivos de cidade.

11ª Bienal de Arquitetura inicia suas atividades para discutir a utilidade pública da arquitetura e lança chamada para imaginar um projeto coletivo de cidade

Frente aos desafios colocados pela metrópole contemporânea, o Evento contempla projetos que, em suas várias frentes de ação, ampliam as possibilidades de atuação do arquiteto com base na articulação com uma série de disciplinas e saberes.

 

BANSEN - ©2016
Bansen Phone
Address: rua dr. tirso martins, 100 cjto 304 - 04120-050 - vila mariana - SP/SP.
Site Design by Marília Schumann