11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, Em Projeto, uma realização do Instituto de Arquitetos do Brasil /São Paulo (IAB-SP) com curadoria do arquiteto Marcos L. Rosa e correalização do SESC São Paulo, discute a utilidade pública da arquitetura para um projeto coletivo e colaborativo de cidade, frente aos desafios enfrentados pela metrópole contemporânea. O conceito Em projeto adotado neste ano propõe repensar o lugar da Bienal de Arquitetura quanto ao seu formato, espaço e tempo.

Importante dizer que a Bienal de Arquitetura cria oportunidades de aproximação do desenho com outros saberes, ampliando seu público e se afirmando como um processo. A expansão geográfica proposta incorpora uma série de práticas realizadas por grupos em toda a cidade, que discutem uma multiplicidade de formas de fazer, editar e transformar o espaço e a experiência urbana.

Da última semana de outubro até o final de dezembro, um módulo sobre rodas, satélite itinerante da Bienal percorrerá unidades do SESC nas bordas geográficas de São Paulo e se articulará a um programa de ações em outros espaços. Assim, a já tradicional Exposição Bienal de Arquitetura ocorrerá em espaços culturais e espaços abertos, onde haverá exposições e ativações contínuas, criando um percurso caminhável no centro da cidade.  

Informações adicionais: profissionais envolvidos

O Núcleo de Conteúdo da 11a Bienal é formado por uma equipe de profissionais, incluindo a designer Bruna Montuori (assistente de curadoria), André Goldman, Maíra Fernandes e Romulo Baratto. A equipe da Bienal conta ainda com Joana Barossi (editorial), Julia Masagão (design gráfico), Helena Cavalheiro e Martina Brusius (arquitetura de exposição) e Tiago Alexandre da Silva (programação e educação).

•Marcos L. Rosa

Diretor de Conteúdo e de Curadoria da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

Arquiteto e urbanista (FAU USP), doutor pela Universidade Técnica de Munique em planejamento regional e desenho urbano (2015). Seu trabalho inclui pesquisa, ensino e projeto, e alguns de seus temas de pesquisa podem ser ilustrados nos títulos de algumas de suas publicações: Microplanejamento, Práticas Urbanas Criativas, Urbanismo Feito à Mão, Co-Desenhando a Cidade, e Adaptando Infraestruturas Urbanas a um Urbanismo em Rede. Lecionou na Universidade Técnica de Munique (TUM), no Instituto Federal Suiço (ETH) e na Escola da Cidade. Criou e dirigiu plataformas de mapeamento colaborativo em São Paulo e no Rio de Janeiro (2008-2013) junto ao projeto Urban Age (Alfred HerrhausenGesellschaft e London SchoolofEconomics) e no Instituto Federal Suiço (ETH), entre 2010 e 2011. Tem diversos artigos publicados, proferiu palestras, participou de críticas, bancas examinadoras e oficinas em todo o mundo. Dentre suas publicações, destacam-se: "Microplanejamento, práticas criativas urbanas", publicado em 2011; "HandmadeUrbanism", publicado em 2013; "FromLargeScaleInfrastructuresto a NetworkUrbanism" (Munich, 2016, TUM); e "Co-desenhando a cidade"(São Paulo/Berlin, 2017).

 

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - Redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br

 

Contato

Envie seus comentários!

Tem dúvidas? Precisa de mais informações? Entre em contato!

São Paulo, SP

Phone: 55 + 11 5539-2344

  Email: redacao@bansen.com.br