Assessoria de imprensa

“Atmosfera Artificial”, do artista mineiro Guilherme Cunha, propõe dar forma ao ar com o apoio da Linde Gases

 

Um elemento vivo, que preenche um espaço inteiro, seja em um ambiente fechado ou aberto. Um elemento vivo, que não tem corpo, não tem forma, cheiro e nem cor. Assim é o ar atmosférico, tão fundamental para a sobrevivência de qualquer ser vivo.

Nesse contexto, o artista mineiro Guilherme Cunha afirma que, assim como o ar é capaz de materializar a poética da vida, a ideia coordena a revitalização e funcionamento de um organismo. Esta reflexão é parte da obra “Atmosfera Artificial”, na Exposição Diálogos Imaginários, realizada de hoje, 2 de junho, a 18 de julho, no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, em Brasília/DF. Para viabilizar a instalação, o artista conta com o apoio da Linde Gases, que forneceu 35 cilindros de oxigênio medicinal.

O apoio da Linde ao trabalho de Guilherme Cunha tem um significado especial. “Somos uma empresa que produz gases e soluções usados por indústrias e para fins medicinais, tendo no ar a nossa matéria-prima mais fundamental. São tantas as funções benéficas que o ar exerce na vida das pessoas, mas por não conseguirmos enxergá-lo, todos os benefícios passam despercebidos. A instalação de Guilherme dará forma ao ar e ao seu movimento e atuação, e isso é muito expressivo do ponto de vista de passar conhecimento e vivência de algo sensorial, mas vivo”, avalia Tathiana Ostorero, gerente de Comunicação e Inteligência de Mercado da Linde.

A Exposição Diálogos Imaginários reúne seis obras inéditas inseridas na proposta de reflexões sobre a dinâmica e natureza do conhecimento humano, convertendo percepções e impulsos sensoriais em conhecimento. Com a instalação “Atmosfera Artificial”, Guilherme Cunha propõe ao público uma experiência diferente ao apreciar uma obra, em um ambiente laboratorial de experimentações poéticas, sem os comuns apelos visuais, tácteis ou narrativos. A instalação vai interagir com o visitante por meio do oxigênio que sairá dos cilindros em funcionamento. “A obra será consumida pelo pulmão do visitante, unindo-se e atuando sobre cada um deles em uma camada de contato intracelular, passando a fazer parte da constituição molecular de seus corpos”, afirma Guilherme.

 

Serviço

  • Abertura: 2 de junho de 2015, às 19h00
  • Data: de 3 de junho a 18 de julho de 2015
  • Local: Espaço Cultural Marcantonio Vilaça
  • Endereço: Edifício sede do TCU – Tribunal de Contas da União (SAFS, Quadra 4, Lote 01 - Asa Sul)
  • Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados, das 14h às 18h.

 

ENTRADA FRANCA

O artista

Guilherme Cunha é natural de Belo Horizonte (MG), graduado em artes plásticas pela Escola Guignard – UEMG (2004), tendo sido bolsista na Pittsburg State University (KS/EUA) em 2002. Sua produção transita por diferentes meios como desenho, vídeo, fotografia, performance, cinema, objetos sonoros, novas tecnologias e instalações, atuando especificamente no campo de interseção entre as artes visuais, as ciências e a filosofia; com ênfase na biologia, neurociência, acústica, processos cognitivos e modelos perceptivos.

Como artista convidado, em 2011 apresentou trabalho de vídeo-dança Pequenas Punições Diárias, junto com a Trama Cia. de Dança, no cultuado Festival de Edimburgo/Escócia (na sessão Fringe). Atuou como artista residente no Atelier # 3 (Casa Tomada, SP), em 2010; no JACA - Jardim Canadá Centro de Arte (BH), em 2012; na Fundação Clóvis Salgado (BH), em 2014; e na RedBull Station (SP). Em 2013, foi contemplado no XIII Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia.

 

02-06-2015

 

 

Notícias relacionadas

 

 

Notícias relacionadas

 

Eduardo Kobra transforma grandes tanques de gases da Linde em galeria de arte a céu aberto

Crianças, ar e objetos ao vento. Foi juntando estes elementos à sua genialidade que o muralista Eduardo Kobra criou uma grande obra na unidade de produção de gases do ar da Linde em Cubatão, São Paulo.

  • 10-11-2014
linde

Linde leva a arte de Eduardo Kobra a Cubatão

"O projeto visa dar novos e coloridos ares à unidade, à cidade e à estrada", diz Kobra. Para isso, o respeitado artista urbano transformará dois grandes tanques de gases em galeria de arte a céu aberto.

  • 04-06-2014
linde

Prazo de inscrição para o Programa Trainee 2014 da Linde vai até 7 de outubro

Empresa oferece 10 vagas para jovens talentos. Os aprovados terão a oportunidade de conhecer todas as áreas da empresa no Brasil. O Programa de Trainee já consolidado na Linde tem gerado diversas oportunidades de carreira para os ex-Trainees, devido a um forte investimento no desenvolvimento co m diversos treinamentos, incluindo mentoria  com um executivo da Linde.

  • 01-10-2013
linde

Vinho e gases, uma mistura perfeita – e necessária

Linde expõe na XXI Avaliação Nacional de Vinhos a funcionalidade e importância dos gases na elaboração desta que é conhecida como a bebida dos Deuses.

  • 25-09-2013
linde

Linde participa da Analítica, apresentando sua mais recente linha HiQ® de Gases Puros

Empresa traz outra novidade à feira; o GENIE, cilindro portátil que assegura ainda mais benefícios aos processos e aos usuários e que, em breve será lançado no Brasil

  • 24-09-2013
linde

 

BANSEN - ©2016
Bansen Phone
Address: rua dr. tirso martins, 100 cjto 304 - 04120-050 - vila mariana - SP/SP.
Site Design by Marília Schumann