Leão Alimentos e Bebidas apoia cooperativa de catadores de resíduos da região metropolitana de Curitiba

 

 

Fomentar iniciativas sustentáveis voltadas à melhoria das condições sócio-econômicas das comunidades ao seu redor. Partindo desse princípio, a Coca-Cola Brasil e a Leão Alimentos e Bebidas inicia 2014 mais próxima da Associação Comunidade Unida de Fazenda Rio Grande, por meio do Coletivo Reciclagem. A cooperativa é responsável pela segregação de resíduos recicláveis do Programa de Coleta Seletiva do município, na região metropolitana de Curitiba, onde a empresa conta com uma fábrica. O começo da parceria acontece com a doação de mesas de triagem, bombonas e equipamentos de proteção individual (EPIs) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho da associação e consequentemente a produtividade na segregação de resíduos recicláveis. No dia 16 de janeiro de 2014, um representante técnico da ONG “Doe Seu Lixo” estará presente na associação auxiliando na organização do espaço com os novos itens e orientação aos catadores cooperados. Para chegar à Associação Comunidade Unida de Fazenda Rio Grande, a equipe da Leão contou com o apoio do Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) que já atua no fomento cooperativas ao redor do país.

"A coleta seletiva tem papel fundamental não apenas para o meio ambiente, mas também é um importante gerador de emprego e renda. Estamos muito orgulhosos em poder contribuir com a Associação Comunidade Unida de Fazenda Rio Grande e esperamos que este seja o primeiro passo de uma longa parceria”, diz Mauro Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da Leão Alimentos e Bebidas. O executivo lembra ainda que “o sucesso da coleta seletiva depende tanto dos investimentos em melhorias nas condições de trabalho dos catadores quanto na conscientização da população, que também desempenha um importante papel neste processo. Afinal, a primeira segregação acontece justamente dentro de casa, possibilitando que os resíduos sejam adequadamente destinados às cooperativas e associações. Por isso, a Leão vem colaborando também, nas regiões em que está presente com unidades produtivas com uma série de ações e iniciativas capazes de fomentar a educação ambiental junto à população”.

Dentro deste cenário, a empresa apoiou recentemente o espetáculo itinerante “Palco da Reciclagem – A Arte de Reciclar Contando Histórias”, que mostra justamente como funciona uma cooperativa de reciclagem em Americana/SP. Vale lembrar ainda o “Estação Sustentável”, evento promovido pela Leão em Linhares e São Mateus, no Espírito Santo, que este ano registrou cerca de 1,5 tonelada de resíduos recolhidos, dos quais 90% serão destinados à reciclagem. Também no Estado capixaba, a empresa apoia o Projeto CRIAR – Centro de Reciclagem, Inovação, Aprendizagem e Renovação, que tem como objetivo desenvolver, implantar e colocar em operação um sistema de coleta seletiva e reciclagem no município de Linhares.

É importante ressaltar que a preocupação com a reciclagem é algo antigo para a Coca-Cola Brasil. Desde 1996, a empresa colabora para que o país seja um dos mais eficientes na reciclagem de materiais. Hoje, 98% das latas de alumínio e 56% das garrafas PET no Brasil são recicladas. Uma das metas da empresa é conseguir alavancar a reciclagem do PET, atingindo o patamar de 90% até 2020. Para isso, garante a compra da resina de PET disponível no mercado. A partir da resina de PET reciclado, a empresa produz a embalagem sustentável Bottle to Bottle, que pode conter até 50% do material.

Atualmente, a Coca-Cola Brasil por meio do Instituto Coca-Cola Brasil já dá suporte para a gestão e capacitação em mais de 400 cooperativas em todo o país. Os investimentos englobam treinamento educacional para os cooperados, melhoria no fluxo de produção, novos equipamentos, aumento da venda e formalização dos catadores. O objetivo do apoio é aumentar a receita das cooperativas, a renda média dos catadores e suas capacidades pessoais e profissionais. Até 2014, a Coca-Cola estima apoiar 500 cooperativas em todo o Brasil.

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br