Leão Alimentos e Bebidas conquista Prêmio Aberje 2014

Mudança de nome e logomarca corporativa da empresa foi reconhecida como uma das melhores práticas da comunicação empresarial brasileira

 

Prêmio AberjeO case “Ser Naturalmente Leão”, sobre a mudança do novo nome e logomarca da Leão Alimentos e Bebidas conquistou o 3º lugar no Prêmio Aberje Nacional, na categoria Comunicação Interna. Eleito o mais importante prêmio setorial pelos diretores de comunicação das maiores empresas do País, o Prêmio Aberje, criado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, chega à sua 40ª edição neste ano, reconhecendo as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira.

Em 2012, concluiu-se que a Leão Alimentos e Bebidas, anteriormente conhecida como SABB, tinha identidade multifacetada, porém com uma única essência. Os funcionários tinham origens e culturas diferentes, relacionadas às plantas em que trabalhavam e marcas que produziam. Contudo, todos partilhavam dos mesmos valores e da mesma paixão pelos produtos que faziam. 

A escolha da nova marca levou em conta, principalmente, o respeito a todas as histórias das marcas e empresas que compunham o grupo, a força e relevância no mercado, e os atributos da organização. Optou-se por adotar o nome Leão Alimentos e Bebidas, produtora do chá Matte Leão, considerando o seu passado centenário no Brasil, sua tradição e reconhecimento nacional. Assim, o que antes era um conglomerado de fabricantes e culturas distintas, ressurgiu como uma empresa única, com um nome forte e com tradição, com valores com os quais seus funcionários se identificam e renovam seu comprometimento.

“Continuamos sendo uma empresa líder no mercado de bebidas e centro de excelência na cadeia de suprimentos, que inova e melhora continuamente a qualidade dos nossos produtos, serviços e custos de forma sustentável. Ao adotar o nome Leão Alimentos e Bebidas, apenas otimizamos e simplificamos protocolos internos e a estrutura organizacional. Ou seja, seguimos adiante com força e entusiasmo focados em nossa missão: ‘embalar’ a natureza de forma sustentável, disponibilizando bebidas funcionais e práticas e bem-estar aos consumidores brasileiros”, explica Sérgio Ferreira, diretor de RH e Sustentabilidade da Leão Alimentos e Bebidas.

A nova Marca

No dia 3 de janeiro de 2013, a nova marca Leão Alimentos e Bebidas já estava presente no dia a dia de todos os funcionários. O esforço na mudança da identidade incluiu reaplicação da marca em crachás, cartões de visita e na frota automotiva, por exemplo, além das ações especiais planejadas e desenvolvidas nos veículos de comunicação interna da companhia, que acompanharam e apoiaram a mudança, dando o tom de engajamento desejado .Enquanto a campanha “Ser Naturalmente Leão” teve como papel central e ponto de partida com um manifesto em vídeo que convidava o funcionário a respeitar a sua essência e descobrir do que ela é feita, já a campanha “Muda, Não Muda” tinha como intuito reduzir as incertezas e receios dos funcionários de forma objetiva, leve e bem visual.

A mudança de nome e logomarca corporativa da Leão marcou uma nova fase para a empresa. A comprovação do sucesso do lançamento e da solidificação da nova identidade veio por meio dos resultados da última Pesquisa de Clima, realizada em maio/junho de 2014. 88,9% dos funcionários disseram se identificar com a cultura da Leão, enquanto 80,4% afirmaram que a Leão faz um bom trabalho mantendo a equipe informada, por meio da comunicação interna, sobre questões que os afetam.

 

 

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br