Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

Unidade que produz chá mais consumido no Brasil conta com 65% de mulheres no quadro de funcionários

 

Fábrica da Leão Alimentos e Bebidas em Fazenda Rio Grande/PR simboliza tradição do trabalho feminino na empresa, pioneira em ser liderada por uma mulher no País

 

Uma marca centenária, que vive da participação ativa das mulheres. Líder de mercado nos segmentos de néctares, bebidas mistas e chás, a Leão Alimentos e Bebidas foi uma das primeiras empresas do Brasil a ser comandada por uma mulher. Em 1908, sete anos após ter fundado a Leão Junior, Agostinho Emelino de Leão Junior faleceu prematuramente, deixando o controle da empresa para sua viúva, Maria Clara de Abreu Leão, que se tornou uma das primeiras mulheres de negócios do país a comandar uma empresa, posição rara na época, especialmente no Paraná. Dali em diante, Maria Clara foi responsável pelos negócios do ramo ervateiro até sua morte, em 1935.

Hoje, a tradição do trabalho feminino na Leão continua. A unidade localizada em Fazenda Rio Grande/PR, responsável pela produção de chás para infusão da linha Leão Fuze, tem na mulher a sua maior força produtiva. Atualmente, cerca de 65% dos 414 postos de trabalho diretos da unidade paranaense são ocupados por “elas”, tanto nas áreas de operações industriais, cuja delicadeza feminina é fundamental no processo de embalagem da erva mate e de ervas in natura, quanto nas posições de liderança: 33% desse quadro pertence às mulheres. Com faixa etária média de 36 anos, todas elas simbolizam a paixão da Leão em realizar suas atividades com entusiasmo, otimismo e orgulho.

Embora ainda receba alguns questionamentos, o Dia Internacional da Mulher é uma data de muita relevância na sociedade, seja por reconhecer o papel da mulher em suas diferentes perspectivas, seja para evidenciar que a sociedade ainda tem muitos desafios a serem superados na promoção da equidade de gênero. Neste dia, celebramos o fato de termos uma fábrica que além de ter o certificado LEED ainda é exemplo de inclusão e expressa na prática esta perspectiva mais inclusiva nas relações de gênero”, comenta Fabiano Rangel, gerente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Leão Alimentos e Bebidas. 

Inaugurada em 2009, a unidade fabril de Fazenda Rio Grande abastece todos os Estados brasileiros com sua linha de chás soluções e para infusão da Matte Leão e Leão Fuze. Precursora no Brasil em escolhas conscientes e sustentáveis, ela é a primeira do Brasil a conquistar a Certificação LEED, na categoria new construction. Essa certificação mundial atesta o nível de eficiência na utilização dos recursos naturais nos processos de edificação de empreendimentos e, no caso da unidade, endossa que ela atende requisitos que privilegiam o uso eficiente de água, energia, conforto térmico, qualidade do ar e gestão dos resíduos, minimizando impactos à natureza, comunidade do entorno e seus funcionários. Planejada a partir dos conceitos de sustentabilidade, a unidade foi construída com materiais ecológicos, contando com aquecedor solar, telhado verde e com um sistema de reaproveitamento de água.

 

 

 

Notícias relacionadas

 

 

 

Calor intenso altera rotina de executivos, que desde novembro podem adotar a bermuda no escritório

Líder de mercado nos segmentos de néctares, bebidas mistas e chás, a Leão Alimentos e Bebidas já tem sua rotina alterada pelas altas temperaturas do verão. Desde novembro do ano passado, liberou o uso de bermuda para os homens que trabalham na sede administrativa da empresa, localizada no bairro paulistano de Pinheiros.

19-02-2015

Coca-Cola Brasil lança Del Valle 100% Suc

27-01-2015

Uma das maiores empregadoras da cidade, Leão parabeniza Fazenda Rio Grande pelos seus 25 anos

Inaugurada em 2009, unidade da empresa também é reconhecida por ser a primeira fábrica do País a receber certificação por padrões sustentáveis de construção civil

22-01-2015

Helen Brito, da Leão, recebe título de cidadã Espírito-santense

A supervisora de Relações Institucionais/Governamentais da Leão Alimentos e Bebidas, Helen Brito, recebeu na última segunda-feira, 8 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, o título de Cidadã Espírito-santense, concedido a quem não nasceu no Espírito Santo, mas contribuiu com o desenvolvimento do Estado.

15-12-2014

VII Festival Leões do Vôlei reúne 1 mil crianças de escolas municipais em Curitiba

Evento marca congregação e sociabilização dos envolvidos pelo projeto durante o ano

01-12-2014

Leão Alimentos e Bebidas e TROP Frutas conquistam Selo Social – Ciclo 2014 do Governo do Estado do Espírito Santo

Projeto que promove ressocialização de detentos foi reconhecido como case de enfrentamento da reincidência criminal

17-11-2014