Sucesso no verão passado, uso de bermuda é liberado para a equipe da Leão Alimentos e Bebidas

Empresa também adota flexibilidade no horário de trabalho e conta com parceria com o Aro 27, estimulando a adoção de comportamentos mais ativos e sustentáveis

 

Líder de mercado nos segmentos de néctares, bebidas mistas e chás, a Leão Alimentos e Bebidas se adapta ao clima tropical do país e, principalmente ao calor do verão, buscando gerar mais conforto aos funcionários. Em novembro de 2014, a empresa liberou – em fase experimental – o uso de bermuda para os homens que trabalham na sede administrativa, localizada no bairro paulistano de Pinheiros. Com o sucesso da ação, o movimento Bermude-se em São Paulopassou a ser aplicado às sextas-feiras, deixando o conhecido casual day mais casual ainda.  Embora a decisão tenha sido tomada mediante as altas temperaturas da estação no ano passado, a decisão continua surpreendendo os funcionários da empresa.

De acordo com Sérgio Ferreira, diretor de RH, Relações Instrucionais e Sustentabilidade da Leão Alimentos e Bebidas, no verão anterior, quando oBermude-se foi lançado em São Paulo, a adesão média dos funcionários que optaram por trabalhar de bermuda ficou em 5% do quadro masculino. Este ano, a expectativa é que esse índice cresça na mesma proporção que o calor dos últimos dias. “Acredito que muitos fiquem acanhados. Para superar isto, além do histórico da fase experimental, adotamos o movimento para o ano todo e não mais como uma liberação pontual. Ou seja, faz parte do cotidiano da empresa”, conta Ferreira. E completa: “voltamos a fazer um trabalho mais próximo com os líderes de cada área para que eles também passem a aderir. Eu mesmo vim por diversas vezes para o escritório de bermuda e já incorporei esse conforto nesta temporada. Quem sabe, assim, encorajamos os demais”.

Além disso, para ajudar os rapazes a vestirem – literalmente – essa causa, a área de Recursos Humanos da Leão Alimentos e Bebidas apresenta algumas dicas importantes lembrando que o escritório ainda é um ambiente de trabalho, mesmo quando os profissionais adotam a bermuda. Os bermudamentos destacam, por exemplo, que short de surfe ou uniforme de time não é bermuda; quando a estiver vestindo, não precisa adotar também chinelos e regatas, nem deixar a peça mais íntima aparecendo, entre outras regras apresentadas com leveza e bom humor. E se surgir um compromisso externo mais formal de última hora, vale a sugestão: “tenha sempre uma calça guardada para não passar apuros nos imprevistos do dia a dia”. “Podemos até tentar sustentar o título de ‘Terra da Garoa’, mas é impossível negar que vivemos num país tropical com calor intenso. Por isso, temos o dever de rever certos padrões em prol do conforto do time”, defende Ferreira.

Apesar de contar com escritórios refrigerados, o executivo lembra que “durante o trajeto de vinda para a empresa ou locomoções no horário de almoço, os funcionários enfrentam sol e, em alguns casos, transportes mais cheios, sofrendo assim os efeitos de um calor escaldante. Por isso, tomamos a decisão de liberar a bermuda para os homens”. Por enquanto, a iniciativa continua válida para as sextas-feiras. Vale destacar também que, há anos, a Leão Alimentos e Bebidasvem buscando conciliar os paradigmas do mundo corporativo com o conforto da equipe. Nos escritórios administrativos de suas unidades, terno e gravata são utilizados apenas em ocasiões mais formais que exigem o traje completo, enquanto nas áreas de produção, os funcionários vestem uniformes e EPIs necessários para as fábricas.

Flexibilidade e parceria para curtir uma vida mais ativa e saudável

Além do o movimento Bermude-se em São Paulo, outro benefício que faz bastante sucesso é o horário flexível. Todos os funcionários do escritório administrativo da Leão Alimentos e Bebidas devem alinhar diretamente com seus gestores o horário do expediente, assim garantindo uma melhor organização do trabalho. Com a possibilidade de, inclusive, entrar e, consequentemente, sair mais cedo, a empresa busca estimular uma vida mais ativa e saudável. “É a chance de partir do escritório e, em seguida, fazer uma caminhada ou dar uma corrida no parque com o dia ainda claro com o horário de verão ou até mesmo descer a serra e chegar no litoral mais cedo para aproveitar mais o final de semana na praia”, comenta Ferreira.

O estímulo ao comportamento mais ativo e, até mesmo, sustentável inclui ainda uma parceria com o Aro 27, estabelecimento localizado próximo à sede administrativa da Leão Alimentos e Serviços, que oferece o sistema Park and Shower, entre outros serviços voltados aos ciclistas. Por meio desse acordo, todos os funcionários e respectivos parentes – cônjuges, parceiros ou filhos – da empresa contam com 10% de desconto no espaço, que pode ser utilizado no estacionamento com seguro da bike e na infraestrutura completa de banho (toalha, sabonete cremoso, armários, secador e chapinha de cabelo e duchas com água pressurizada e aquecida por sistema ecológico híbrido). Com esse benefício, a empresa busca estimular a adoção das bicicletas como meio de transporte, facilitando o acesso a soluções como as mencionadas. Vale destacar que, em todas as fábricas da Leão Alimentos e Bebidas, contam com bicicletários e vestiários para que a bike seja uma alternativa mais atraente para todos.

Saber Viver

Estes benefícios – ainda mais atraentes durante o verão – fazem parte do programa Saber Viver, criado com o objetivo de sensibilizar, motivar, educar e apoiar os funcionários da Leão Alimentos e Bebidas, despertando e incentivando a busca por uma maior qualidade de vida. Além dos já mencionados, destacam-se ainda Espaço Equilíbrio no escritório de São Paulo, ginástica laboral, serviço de manicure dentro da empresa, descontos em academias, pilates e instituições de ensino. Todas as unidades contam com benefícios, que variam de acordo com as necessidades de cada localidade.

 

 

 

 

 

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br