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Projetos socioambientais ligados à água fomentam cultura de sustentabilidade

Em meio às comemorações que marcam o Dia Mundial da Água, a Coca-Cola Brasil anuncia o lançamento da plataforma Água+.

Nesta quarta-feira, 22 de março, em meio às comemorações que marcam o Dia Mundial da Água, a Coca-Cola Brasil anuncia o lançamento da plataforma Água+. Com três pilares de sustentação (+ Eficiência, + Oferta e + Acesso), a plataforma é baseada em uma agenda de ações de responsabilidade ambiental realizadas de forma integrada com todos os fabricantes da Coca-Cola Brasil.

Paralelamente a este lançamento, a Coca-Cola Brasil se uniu ao Banco do Nordeste (BNB) na formação de uma aliança para viabilizar iniciativas de acesso à água, principalmente no Norte e Nordeste. A parceria vai até 2020, com investimento inicial de R$ 20 milhões e espera beneficiar, inicialmente, 40 mil pessoas.

Fabricante do Sistema Coca-Cola, a Leão Alimentos e Bebidas, também alinhada à plataforma Água +, reforça suas estratégias para o desenvolvimento sustentável e o consumo consciente do bem mais precioso do planeta.

No Espírito Santo, uma iniciativa ambiental promovida em conjunto com o Governo do Estado, Coca-Cola Brasil, Leão Alimentos e Bebidas, The Nature Conservancy (TNC), por meio da Coalizão Cidades pela Água e da Aliança pelos Fundos de Água, Instituto BioAtlântica (IBIO) e o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce vem ganhando a adesão da comunidade de produtores rurais capixabas, parceiros imprescindíveis nesta ação.

Após três meses desde a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, cujo objetivo é a recuperação e a conservação florestal no norte do Espírito Santo, o projeto já conta com mais de 20 produtores mapeados, que estão em processo de avaliação para o cadastramento e desenvolvimento dos projetos de recuperação entre os Córregos Cupido e o Pau Atravessado. A meta é chegar a 51 produtores participantes.

Outro projeto que visa à melhoria da eficiência hídrica fica em São Roque do Canaã, município localizado a 120 da capital Vitória, cuja economia está baseada na cultura de café, pecuária e cana de açúcar. A proposta da iniciativa, idealizada pela Coca-Cola Brasil e Leão Alimentos e Bebidas, em parceria com a empresa AgroSmart, é a instalação de sistemas tecnológicos de monitoramento para a orientação da irrigação dos produtores rurais, com base na demanda específica do solo. O objetivo é aumentar a produtividade em 10% e a redução do consumo de água em 30% no cultivo de goiaba. Implantado no início do mês de março de 2017, o projeto já está sendo executado por 17 produtores de goiaba da região de São Roque do Canaã.

Em sintonia com o pilar + Eficiência, a Leão Alimentos e Bebidas vem trabalhando na gestão cada vez mais eficiente e responsável dos recursos hídricos em toda a sua cadeia produtiva - da captação, passando pela minimização do uso e reutilização, até o descarte. Criado em 2014, o programa Atlantis integra diferentes áreas da Leão, sendo decisivo no ganho de eficiência em mais de 18% na economia de água entre 2013 e 2016, em especial com o aumento da reutilização de água via sistema de Osmose Reversa, uma tecnologia de ponta em tratamento de água utilizada para reuso, instalado em 2015.

Tema com grande relevância do ponto de vista socioambiental nas operações da empresa, a água também faz parte de diversas outras ações da Leão, como a melhora contínua da qualidade do efluente tratado em suas operações fabris, redução da geração de efluentes por litro de bebida produzida e a ampliação da utilização de reuso de água nos processos industriais.

Internamente, a Leão Alimentos e Bebidas está desenvolvendo uma campanha de sensibilização dos funcionários com foco no uso consciente da água a partir da economia de energia. A ação “Economize Energia, Preserve a Água!” envolve a concepção de um site exclusivo com dicas e até mesmo um ranking, em que os funcionários da empresa podem informar seus consumos individuais de água pelos próximos três meses, mapeando assim possíveis desperdícios.

“Com todo esse conjunto de ações, práticas e iniciativas, nos posicionamos como uma empresa empenhada em contribuir para a questão do uso consciente da água e do desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que participamos da construção de políticas públicas no Estado do Espírito Santo”, assinala Fabiano Rangel, Gerente de Relações Institucionais & Sustentabilidade da Leão Alimentos e Bebidas.

 

 

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