Projetos socioambientais ligados ? ?gua fomentam cultura de sustentabilidade

Em meio ?s comemora??es que marcam o Dia Mundial da ?gua, a Coca-Cola Brasil anuncia o lan?amento da plataforma ?gua+.

Nesta quarta-feira, 22 de mar?o, em meio ?s comemora??es que marcam o Dia Mundial da ?gua, a Coca-Cola Brasil anuncia o lan?amento da plataforma ?gua+. Com tr?s pilares de sustenta??o (+ Efici?ncia, + Oferta e + Acesso), a plataforma ? baseada em uma agenda de a??es de responsabilidade ambiental realizadas de forma integrada com todos os fabricantes da Coca-Cola Brasil.

Paralelamente a este lan?amento, a Coca-Cola Brasil se uniu ao Banco do Nordeste (BNB) na forma??o de uma alian?a para viabilizar iniciativas de acesso ? ?gua, principalmente no Norte e Nordeste. A parceria vai at? 2020, com investimento inicial de R$ 20 milh?es e espera beneficiar, inicialmente, 40 mil pessoas.

Fabricante do Sistema Coca-Cola, a?Le?o Alimentos e Bebidas, tamb?m alinhada ? plataforma ?gua +, refor?a suas estrat?gias para o desenvolvimento sustent?vel e o consumo consciente do bem mais precioso do planeta.

No Esp?rito Santo, uma iniciativa ambiental promovida em conjunto com o Governo do Estado, Coca-Cola Brasil,?Le?o Alimentos e Bebidas, The Nature Conservancy (TNC), por meio da Coaliz?o Cidades pela ?gua e da Alian?a pelos Fundos de ?gua, Instituto BioAtl?ntica (IBIO) e o Comit? das Bacias Hidrogr?ficas do Rio Barra Seca e Foz do Rio Doce vem ganhando a ades?o da comunidade de produtores rurais capixabas, parceiros imprescind?veis nesta a??o.

Ap?s tr?s meses desde a assinatura do Termo de Coopera??o T?cnica, cujo objetivo ? a recupera??o e a conserva??o florestal no norte do Esp?rito Santo, o projeto j? conta com mais de 20 produtores mapeados, que est?o em processo de avalia??o para o cadastramento e desenvolvimento dos projetos de recupera??o entre os C?rregos Cupido e o Pau Atravessado. A meta ? chegar a 51 produtores participantes.

Outro projeto que visa ? melhoria da efici?ncia h?drica fica em S?o Roque do Cana?, munic?pio localizado a 120 da capital Vit?ria, cuja economia est? baseada na cultura de caf?, pecu?ria e cana de a??car. A proposta da iniciativa, idealizada pela Coca-Cola Brasil e?Le?o Alimentos e Bebidas, em parceria com a empresa AgroSmart, ? a instala??o de sistemas tecnol?gicos de monitoramento para a orienta??o da irriga??o dos produtores rurais, com base na demanda espec?fica do solo. O objetivo ? aumentar a produtividade em 10% e a redu??o do consumo de ?gua em 30% no cultivo de goiaba. Implantado no in?cio do m?s de mar?o de 2017, o projeto j? est? sendo executado por 17 produtores de goiaba da regi?o de S?o Roque do Cana?.

Em sintonia com o pilar + Efici?ncia, a?Le?o Alimentos e Bebidas?vem trabalhando na gest?o cada vez mais eficiente e respons?vel dos recursos h?dricos em toda a sua cadeia produtiva - da capta??o, passando pela minimiza??o do uso e reutiliza??o, at? o descarte. Criado em 2014, o programa Atlantis integra diferentes ?reas da?Le?o, sendo decisivo no ganho de efici?ncia em mais de 18% na economia de ?gua entre 2013 e 2016, em especial com o aumento da reutiliza??o de ?gua via sistema de Osmose Reversa, uma tecnologia de ponta em tratamento de ?gua utilizada para reuso, instalado em 2015.

Tema com grande relev?ncia do ponto de vista socioambiental nas opera??es da empresa, a ?gua tamb?m faz parte de diversas outras a??es da?Le?o, como a melhora cont?nua da qualidade do efluente tratado em suas opera??es fabris, redu??o da gera??o de efluentes por litro de bebida produzida e a amplia??o da utiliza??o de reuso de ?gua nos processos industriais.

Internamente, a?Le?o Alimentos e Bebidas?est? desenvolvendo uma campanha de sensibiliza??o dos funcion?rios com foco no uso consciente da ?gua a partir da economia de energia. A a??o “Economize Energia, Preserve a ?gua!” envolve a concep??o de um site exclusivo com dicas e at? mesmo um ranking, em que os funcion?rios da empresa podem informar seus consumos individuais de ?gua pelos pr?ximos tr?s meses, mapeando assim poss?veis desperd?cios.

“Com todo esse conjunto de a??es, pr?ticas e iniciativas, nos posicionamos como uma empresa empenhada em contribuir para a quest?o do uso consciente da ?gua e do desenvolvimento sustent?vel, ao mesmo tempo em que participamos da constru??o de pol?ticas p?blicas no Estado do Esp?rito Santo”, assinala Fabiano Rangel, Gerente de Rela??es Institucionais & Sustentabilidade da?Le?o Alimentos e Bebidas.

 

 

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - Redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br

 

Contato

Envie seus comentários!

Tem dúvidas? Precisa de mais informações? Entre em contato!

São Paulo, SP

Phone: 55 + 11 5539-2344

  Email: redacao@bansen.com.br