Le?o Alimentos e Bebidas
Le?o Alimentos e Bebidas

Projeto no Espírito Santo realiza pagamento a 34 propriedades rurais por serviços ao meio ambiente

O Programa Reflorestar tem como meta recuperar aproximadamente de 80.000 hectares de mata nativa no ES.

 

Trinta e quatro propriedades rurais da cidade capixaba de Sooretama receberam pagamento pela prestação de serviços ambientais previstos no arranjo institucional criado pela Leão Alimentos e Bebidas, Coca-Cola e TNC (The Nature Conservancy), por meio da Coalização Cidades pelas Águas, com o Governo do Estado, Comitê de Bacias do Barra Seca e Foz do Rio Doce e apoio operacional do IBIO. Os pagamentos fizeram parte de uma cerimônia, realizada no Distrito de Juncado, para entrega de outros investimentos na região com as presenças do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Agricultura Octaciano Neto e do prefeito Alessandro Broedel (foto).

O arranjo institucional tem como meta motivar a participação de 51 propriedades rurais da região e visando alcançar cerca de 150 hectares, contribuindo com o Programa Reflorestar, do Governo do Estado, que tem como meta recuperar aproximadamente de 80.000 hectares de mata nativa no ES. Vale lembrar que todos os proprietários de áreas rurais, principalmente os pequenos produtores, que destinam ou queiram destinar parte de suas propriedades para fins de preservação do meio ambiente ou para práticas rurais sustentáveis podem ser potencialmente incluídos no programa Reflorestar.

Antes fonte de irrigação das lavouras, o Córrego Cupido já não tem mais água fluente. Nesse período de estiagem prolongada, os produtores fizeram poços artesianos para captar água subterrânea, porém alguns deles também já secaram. "Para nós da Leão, é muito gratificante ver o crescente interesse e engajamento dos produtores com relação à adequação de suas propriedades para diminuir os impactos causados por ações praticadas sem orientação, buscando cada vez mais aumentar a cobertura florestal de suas propriedade, seja por sistemas afroflorestais, recuperação natural ou plantio", afirma Fabiano Rangel, gerente Institucional e de Desenvolvimento Sustentável da Leão Alimentos e Bebidas.

 

 

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br