Leão Alimentos e Bebidas
Leão Alimentos e bebidas - Estação Sustentável

Estação Sustentável recolhe mais de 1,5 tonelada de resíduos sólidos de escolas de Fazenda Rio Grande

Projeto socioambiental entrou em ação para semear boas práticasambientais em escolas públicas e comunidades fazendenses.

 

Com o tema "Gestão de Resíduos", o projeto socioambiental Estação Sustentável encerrou hoje (4) a sua edição de 2018, com uma grande celebração entre educadores, gestores e estudantes das escolas municipais Arnaldo Busato, Alcides Mario Pelanda e Guisela Kuss Rieke, no Jockey Club de Fazenda Rio Grande. Durante o evento, os organizadores divulgaram o balanço do projeto: cerca de 2 mil estudantes foram impactados direta e indiretamente e 1.675,4 kg de resíduos sólidos foram coletados das comunidades escolares. Todos os resíduos sólidos arrecadados foram transportados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que encaminhou para a Associação de Catadores do município, assegurando a pesagem, triagem e destinação correta dos resíduos.

Realizado pela Leão Alimentos e Bebidas, o projeto promoveu neste ano uma série de atividades baseadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, incentivando o exercício da cidadania na comunidade escolar municipal fazendense. O Estação Sustentável envolveu a adoção de métodos e processos participativos destinados ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais na capacitação de crianças e jovens da rede municipal de ensino, desenvolvidos pela consultoria 3 é Par. O trabalho proposto visou a formação de agentes multiplicadores que perpetuam práticas que alcancem o ciclo social, suas famílias, as comunidades e, inclusive, a cidade. 

"Por meio do SUS, o Brasil gasta cerca de R$ 1,5 bilhão todos os anos tratando de pessoas que têm doenças causadas pela falta de destinação e de tratamento correto de resíduos sólidos. Com a edição deste ano do Estação Sustentável, quisemos disseminar boas práticas ambientais em escolas públicas e comunidades de Fazenda Rio Grande, chamando a atenção de todos para esse grande gargalo nacional que é a destinação inadequada dos resíduos sólidos", assinala Fabiano Rangel, Gerente Institucional e de Desenvolvimento Sustentável da Leão Alimentos e Bebidas

"É muito importante para o nosso município que as crianças tenham consciência da necessidade da gestão correta dos resíduos. Ao mesmo tempo, esses jovens certamente também serão replicadores desse aprendizado junto às suas famílias", destaca Marcelo Pelanda, Secretário do Meio Ambiente de Fazenda Rio Grande. 

Para Iracema Fagundes, diretora da escola municipal Arnaldo Busato, o sucesso na coleta de resíduos se deve à participação de toda a comunidade escolar. "Neste ano, não queríamos que o projeto ficasse restrito apenas à sala de aula. Por isso, convocamos as famílias dos estudantes, professores e todos os funcionários da escola a se engajarem na iniciativa". 

De acordo com o "Relatório da Situação da Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos no Estado do Paraná", divulgado em 2013 pelo Instituto Ambiental do Paraná, 214 municípios paranaenses ainda contavam com áreas de disposição irregulares, impactando 3 milhões de pessoas. 

Vale lembrar que o projeto Estação Sustentável também acontece em escolas públicas no entorno da unidade da Leão Alimentos e Bebidas em Linhares, no norte do Espírito Santo.

 

Leão Alimentos e Bebidas
Leão Alimentos e bebidas - Estação Sustentável

 

 

Le?o Alimentos e Bebidas Redação: Bansen

 

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br