Leão Alimentos e Bebidas
Leão Alimentos e bebidas - divulgação

Estação Sustentável conquista prêmio ambiental 

Projeto realizado em escolas públicas de Fazenda Rio Grande é vencedor do 26º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Educação Ambiental.

Le?o Alimentos e Bebidas Redação: Bansen

 

O projeto Estação Sustentável recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Educação Ambiental, a mais concorrida do prêmio, competindo com projetos de grandes empresas do setor privado. O Estação Sustentável é promovido pela Leão Alimentos e Bebidas e conta com o apoio das Prefeituras Municipais de Fazenda Rio Grande/PR e Linhares/ES, representadas por suas Secretarias de Educação e Meio Ambiente, além da parceria de Associações de Catadores para pesagem, triagem e destinação dos resíduos.

Com o objetivo de disseminar boas práticas ambientais em escolas públicas, chamando a atenção das comunidades para a importância da destinação correta e reaproveitamento dos resíduos sólidos, o Estação Sustentável teve início em 2011 em Linhares, no norte capixaba. A partir de 2016, estendeu suas atividades para Fazenda Rio Grande/PR, promovendo o exercício da cidadania na rede municipal de ensino, por meio de uma série de atividades baseadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sempre voltadas às necessidades específicas de cada instituição participante.

Orientados por professores capacitados para o projeto, os alunos desenvolvem diversos projetos multidisciplinares alinhados às suas próprias realidades, engajando-se na mudança de hábito para a preservação dos recursos naturais. Em Fazenda Rio Grande, o Estação Sustentável envolveu 32 profissionais e impactou 1.640 estudantes, além de registrar a coleta de 1.748,7 kg de resíduos sólidos das comunidades escolares, como material orgânico, papel, plástico e garrafa pet. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fazenda Rio Grande é responsável pela orientação e apoio no transporte e destinação correta dos resíduos.

"Com o Estação Sustentável, queremos disseminar boas práticas ambientais em escolas públicas e comunidades de Fazenda Rio Grande, chamando a atenção de todos para a destinação correta dos resíduos sólidos", explica Fabiano Rangel, Gerente Institucional e de Desenvolvimento Sustentável da Leão Alimentos e Bebidas. Em sua 9º edição, o Estação Sustentável é promovido em oito escolas municipais de Linhares/ES e Fazenda Rio Grande/PR. O projeto já alcançou cerca de 4.500 pessoas, entre alunos, profissionais, órgãos públicos, pequenos comerciantes, cooperativa de catadores.

Ganhos qualitativos

• Mudança de comportamentos nas escolas em relação ao cuidado, limpeza e manutenção dos espaços • Inclusão das classes especiais nas atividades integradas

• Melhorias implementadas em prol do combate ao desperdício de materiais e recursos, como reaproveitamento da água do bebedouro e a criação de lixeiras para salas de aula

• Alunos de outros turnos e idades sensibilizados pelas atividades de sustentabilidade

• Pais, vizinhos e comerciantes envolvidos nas atividades do projeto nas escolas

• Os ganhos quantitativos e qualitativos foram potencializados, diante do estabelecimento de parcerias de diferentes setores e atores do território no cumprimento da missão proposta.

Em 2018, o Estação Sustentável envolveu a adoção de métodos e processos participativos destinados ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais na capacitação de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, visando também a formação de agentes multiplicadores que perpetuam práticas que alcancem o ciclo social, suas famílias, as comunidades e, inclusive, a cidade de Fazenda Rio Grande. Vale lembrar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tem como princípios o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade compartilhada e o reconhecimento do resíduo sólido como bem econômico gerador de trabalho e renda.

Leão Alimentos e Bebidas
Leão Alimentos e bebidas - divulgação

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br