Assessoria de imprensa

09-03-2007

Linde continua a reestruturação de seus negócios globais: realinha joint ventures na Ásia e vende operação no México

 

O Grupo Linde, líder mundial de gases industriais e medicinais, e a Air Liquide, realinharam em fevereiro acordos envolvendo as suas joint ventures na Ásia. Como ambas as empresas receberam dos órgãos de controle anti-trust as respectivas aprovações, a Linde comprará da Air Liquide ações das empresas Malasyan Oxygen (Malásia) e Hong Kong Oxygen & Acetylene (Hong Kong). Em contrapartida, a Linde venderá à Air Liquide as suas ações da Singapore Oxygen (Cingapura), da Eastern Industrial Gases (Tailândia), da Vietnam Industrial Gases (Vietnã) e da Brunei Oxygen (Brunei). Para concluir as transações, a Linde receberá ainda o valor líquido de 275 milhões de Euros. 

O realinhamento de participações em certas joint ventures na região Ásia/Pacífico foi uma das condições impostas pela Comissão Européia quando autorizou a aquisição do Grupo BOC pela Linde, cuja transação foi completada em 5 de setembro de 2006. A Linde comprometeu-se perante ao órgão encerrar joint ventures entre a BOC e a Air Liquide, seja vendendo participações da BOC, seja comprando participações da Air Liquide.  

A negociação dará à Linde a propriedade total da Hong Kong Oxigen & Acetylene e 45% das ações da Malasyan Oxygen, com direito a fazer oferta aos acionistas minoritários desta empresa para aquisição dos 55% restantes e, então, habilitar-se para se tornar majoritária na Malasyan Oxygen. Tendo como base um ágio de 20% sobre a cotação média das ações nos últimos três meses, a oferta da Linde pelos 55% restantes das ações da Malasyan Oxigen estará por volta dos 249 milhões de Euros. Com aproximadamente 880 funcionários, a Malasyan Oxygen alcançou vendas de aproximadamente 637 milhões de MYR (139 milhões de Euros) no seu último exercício fiscal (setembro/2006). 

A receita pró-rata da Linde decorrente da compra e da venda de ações nessas transações alcança o total aproximado de 125 milhões de Euros e 110 milhões de Euros, respectivamente, tendo como base o ano exercício fiscal de 2006. 

No México, o Grupo Linde vendeu seus negócios em gases industriais e medicinais para a Praxair Inc., Danbury, Connecticut. Os negócios mexicanos da Linde operam sob a denominação de AGA S.A. de C.V., sua subsidiária no país. Os termos da transação não foram divulgados. A transação, aprovada pela Comissão Federal de Concorrência do México, deve estar concluída dentro de poucas semanas e exclui os ativos do Grupo BOC no México. 

A venda dos negócios da Linde no México é parte de um acordo mútuo entre a Linde e a Praxair, através do qual a Linde adquiriu em julho/2006 a Karbogaz A.S., produtora de gases industriais baseada na Turquia. A Karbogaz foi anteriormente uma joint venture entre a Praxair e a Ismail Aytemiz, de Istambul. 

A AGA S.A. de C.V. foi adquirida pela Linde em 1999 como parte da sua aquisição da AGA AB, produtora de gases sueca. Os negócios operam por todo o México e gerou vendas de cerca de 61 milhões de Euros no exercício fiscal de 2006.

Linde Gases no Brasil

Presente no Brasil desde 1915, a empresa opera com três divisões: Gases Industriais (responsável pelo fornecimento de grande diversidade de gases para a indústria); Institucional (fornecedora dos gases medicinais para hospitais); Respiratory Care (fornecedora de gases e equipamentos para suporte respiratório domiciliar). Além das operações no Brasil, a Linde atua também nos seguintes países da América do Sul: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela, além de Aruba e Curaçao. O Grupo Linde opera em mais de 70 países, com cerca de 53 mil funcionários e receitas líquidas previstas de mais de 12 bilhões de Euros. 

A Divisão Gases Industriais da Linde no Brasil possui uma estrutura especializada para atender as diferentes demandas dos processos da maioria das atividades industriais: Alimentos e Bebidas, Metalurgia, Química, Soldagem e Corte e Gases Especiais. Possui cerca de 10 mil clientes atendidos por 23 unidades comerciais estrategicamente posicionadas nos principais centros consumidores do País, além de vasta rede de distribuidores autorizados. 

Suas unidades comerciais estão localizadas nas seguintes cidades: Maceió/AL, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Goiânia/GO, Contagem/MG, Juiz de Fora/MG, Timóteo/MG, Uberaba/MG, Cuiabá/MT, Belém/PA, Jaboatão dos Guararapes/PE, Curitiba/PR, Cambé/PR, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Canoas/RS, Blumenau/SC, São Paulo/SP, Bauru/SP, Jundiaí/SP, São José dos Campos/SP e Sertãozinho/SP. 

Mais informações para a imprensa:

Bansen Associados Comunica ção – Assessoria de imprensa da Linde
Bia Bansen (bia@bansen.com.br)
Clean Barros (clean@bansen.com.br)  
Tel.: (11) 5539-2344
www.bansen.com.br
9 de março de 2007 

Notícias relacionadas

Notícias relacionadas

 
 
BANSEN - ©2016
Bansen Phone
Address: rua dr. tirso martins, 100 cjto 304 - 04120-050 - vila mariana - SP/SP.
Site Design by Marília Schumann