Assessoria de imprensa

Notícia internacional da Linde

26/06/2007

Estação de abastecimento de hidrogênio da Linde entra em operação no aeroporto de Hamburgo

Já está em operação no aeroporto de Hamburgo (Alemanha) uma estação de abastecimento de hidrogênio desenvolvida pela Linde. A unidade transportável de fornecimento é usada para abastecer dois tratores STILL movidos a células de combustível e um veículo para transporte de pessoas, que futuramente estarão em uso diário no aeroporto. O projeto, que deve durar dois anos, foi executado através de uma cooperação entre a Iniciativa Regional de Hamburgo para Tecnologia de Célula Combustível e de Hidrogênio, o Aeroporto de Hamburgo Wasserstoffgesellschaft Hamburg e o Grupo Linde, líder mundial em gases industriais e medicinais.

“As aplicações em aeroportos são particularmente apropriadas como projetos-piloto para o desenvolvimento de uma infra-estrutura de hidrogênio local”, explica o dr. Joachim Wolf, diretor executivo de Soluções em Hidrogênio da Linde. “A gama operacional bem definida e o reabastecimento central tornam esta aplicação ideal para a utilização de hidrogênio como um combustível livre de emissões de poluentes”. Claus-Dieter Wehr, gerente do aeroporto, disse: “Os especialistas concordam que o hidrogênio é uma fonte de energia com grande potencial para o futuro. É por isso que, com nossos parceiros, iniciamos o projeto de pesquisa com hidrogênio no aeroporto de Hamburgo. Estamos orgulhosos de ser um bom exemplo na exploração de energias alternativas”.

O objetivo da Linde é estar apta a atender a demanda automotiva por hidrogênio com a ajuda de métodos de produção sustentável num futuro previsível. Como um primeiro passo nessa direção, a neutralidade climática do hidrogênio usada no aeroporto de Hamburgo é assegurada pela aquisição de certificados de CO2. A compensação de emissões por meio de um projeto de proteção ao clima é certificada pelo grupo de serviço técnico alemão TÜV SÜD e confirmada pela concessão do correspondente selo de inspeção (TÜV SÜD octagon).

Todos os componentes da estação de abastecimento estão dentro de um container de apenas três metros de comprimento; o hidrogênio é entregue pela Linde em cestas de gás. Uma vez que os tratores movidos a células de combustível trabalham numa pressão operacional de 350 bar e o carro de passageiros trabalha a 200 bar, foram providenciados dois sistemas separados de válvulas. Toda a instalação possui um controle lógico programável que garante abastecimento automatizado e o mais elevado padrão de segurança. Graças ao uso de monitor touchscreen, a operação é muito amigável. O processo de abastecimento leva no máximo sete minutos.

Linde no Brasil

A Linde AG, com sede na Alemanha, é líder mundial do setor de gases industriais e medicinais com cerca de 49 mil funcionários, operações em mais de 70 países da Europa, Ásia, Oceania e Américas e faturamento de mais de 12 bilhões de euros no ano fiscal de 2006. No Brasil desde 1915, a Linde (antiga marca AGA) é a segunda maior empresa do setor.

No País, a empresa opera com três divisões: Gases Industriais (responsável pelo fornecimento de grande diversidade de gases para a indústria); Hospital Care (fornecedora dos gases medicinais para hospitais); Respiratory Care (fornecedora de gases e equipamentos para suporte respiratório domiciliar). Além das operações no Brasil, a Linde atua também nos seguintes países da América do Sul: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela, além de Aruba e Curaçao.  

A Divisão Gases Industriais da Linde no Brasil possui uma estrutura especializada para atender as diferentes demandas dos processos da maioria das atividades industriais: Alimentos e Bebidas, Metalurgia, Química, Soldagem e Corte e Gases Especiais. Possui cerca de 10 mil clientes atendidos por 24 unidades comerciais estrategicamente posicionadas nos principais centros consumidores do País, além de vasta rede de distribuidores autorizados. 

Suas unidades comerciais estão localizadas nas seguintes cidades: Maceió/AL, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Goiânia/GO, Contagem/MG, Juiz de Fora/MG, Timóteo/MG, Uberaba/MG, Cuiabá/MT, Belém/PA, Jaboatão dos Guararapes/PE, Curitiba/PR, Cambé/PR, Rio de Janeiro/RJ, Macaé/RJ, Canoas/RS, Blumenau/SC, Chapecó/SC, São Paulo/SP, Bauru/SP, Jundiaí/SP, São José dos Campos/SP e Sertãozinho/SP.

Mais informações para a imprensa:

Bansen & Associados Comunicação – assessoria de imprensa da Linde
Clean Barros (clean@bansen.com.br
Tel.: (11) 5539-2344
www.bansen.com.br

www.linde-gas.com.br/

Notícias relacionadas

Notícias relacionadas

 
 
BANSEN - ©2016
Bansen Phone
Address: rua dr. tirso martins, 100 cjto 304 - 04120-050 - vila mariana - SP/SP.
Site Design by Marília Schumann