bansen

Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

AlphaGraphics Brasil cresce 20% em 2011 e planeja quatro novas unidades para este ano
02-02-2012
 

Líder mundial em soluções de impressão digital e comunicações personalizadas, aAlphaGraphics divulgou hoje (2) o balanço fiscal de 2011 para sua operação no Brasil. Enquanto a companhia avançou 6% no mundo, a divisão brasileira, que conta com 24 unidades no País, atingiu faturamento de R$ 68 milhões, revelando crescimento de 20% no ano passado, em comparação ao ano anterior. Já a indústria gráfica brasileira aumentou sua produção em 2,3% entre outubro de 2010 a setembro de 2011, em relação aos doze meses anteriores, de acordo com a ABIGRAF – Associação Brasileira da Indústria Gráfica. 
 
Com o resultado, a AlphaGraphics Brasil se manteve no posto de segundo maior faturamento da empresa no mundo, atrás apenas da matriz, a operação americana. Além de Brasil e Estados Unidos, a AlphaGraphics também possui franquias na China, Grã-Bretanha, México, Hong Kong e Arábia Saudita. 
 
“O balanço positivo também é fruto do investimento de R$ 10 milhões no ano passado em novas tecnologias e equipamentos, além do nosso plano de expansão e suporte no Brasil. Em 2011, grande parte da rede apresentou crescimento positivo e inauguramos três novas unidades, em Fortaleza (CE), Jundiaí (SP) e Guarulhos (SP), além de gerarmos 100 novos empregos diretos, chegando a 700 funcionários no país. Neste ano, esperamos a abertura de, pelo menos, quatro novas franquias”, revela Rodrigo Abreu, Vice-Presidente Internacional de Marketing da AlphaGraphics, responsável pela operação brasileira. “Também projetamos um crescimento de 20% e investimento R$ 12 milhões em 2012, junto à criação de 130 novos postos de trabalho em nossas unidades”, completa Abreu.
 
Em outubro, junto à sua nova logomarca, agregada à mensagem "Increase your reach" (Amplie seus Horizontes), a AlphaGraphics anunciou um novo reposicionamento mundial, apresentando-se como uma empresa que vai além dos serviços de impressão digital. Através de uma abordagem multi-facetada, passou a oferecer campanhas de comunicação unindo mix de soluções de marketing e tecnologia de ponta. Foram incorporados novos serviços e soluções completas de marketing e crossmedia, com foco em ferramentas multi-canal e novos serviços de Marketing Direto, Publicações Digitais (ePublications), Mobile Marketing (SMS e Aplicativos), On-Line Marketing (construção de sites, SEO e mídia sociais), Identidade Corporativa e Email Marketing. A AlphaGraphicsoferece uma gama completa de produtos e soluções de impressão, comunicação visual e marketing, incluindo serviços completos de impressão digital, offset e grandes formatos, design, marketing para mailings personalizados e peças promocionais, entre outros.

Outra novidade é o projeto para investir no esporte nacional. No segundo semestre de 2011, a AlphaGraphics anunciou o patrocínio a Leandro Guilheiro, um dos principais nomes do judô brasileiro com duas medalhas de bronze em Olimpíadas (Atenas 2004 e Pequim 2008), dois pódios mundiais e ouro na categoria meio-médio nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011. Leandro Guilheiro é promessa do judô brasileiro para os Jogos Olímpicos de Londres. Além de Leandro, a AlphaGraphics também apoia o maratonista Paulo de Almeida, que renovou o patrocínio com a empresa para este ano. O pernambucano já participou de 50 maratonas, tanto na categoria amputados como na normal, dentre elas a maratona de Nova York e a ultramaratona Comrades Marathon, na África do Sul.

Destaques da rede

Dez unidades da AlphaGraphics registraram crescimento superior a 10% em 2011. Entre elas estão a agDirect, divisão exclusiva para desenvolvimento de estratégias one-to-one e marketing multicanal da AlphaGraphics, com expansão de 106%, a unidade AlphaVille (SP), com 50%, Vila Olímpia (SP), com 38%, Jardins (SP), com 37%, Teresina (PI), com 33%, Bela Vista (SP), com 24,5%, Vitória (ES), com 15%, Pinheiros (SP), com 12,5%, Brasília (DF), com 12%, e Ribeirão Preto (SP), com 11%. Vale lembrar que três unidades ficaram entre as dez maiores do mundo, sendo que a unidade Pinheiros (SP) foi considerada a melhor operação. Além disso, o agBook, projeto pioneiro da AlphaGraphics Brasil de impressão de livros sob demanda, que permite que escritores editem e publiquem gratuitamente seus livros sem tiragem mínima e ao preço sugerido pelos próprios autores, se consolidou no portfólio da AlphaGraphics, com expectativa de crescer 120% em 2012. "Só conseguimos atingir um crescimento significativo por conta do trabalho de cada uma das nossas unidades. Tivemos mais de 10 franquias que avançaram acima de 10% em 2011, além de outras que se solidificaram em seus mercados", assinala Abreu.

Mudança no controle da AlphaGraphics, Inc.

No último dia 11 de janeiro, foi anunciada a mudança no controle da AlphaGraphics, Inc. A empresa, que desde 2001 fazia parte do Grupo Pindar, foi comprada pelo fundo de investimentos privado americano Blackstreet Capital Partners II. Para o diretor da Blackstreet Capital, Lawrence Berger, "a empresa (AlphaGraphics) não só tem resistido a tempos econômicos difíceis, como continua a liderar a sua indústria".

Sobre a AlphaGraphics

Comemorando 42 anos em 2012, a rede AlphaGraphics conta com mais de 260 unidades, oferecendo uma imensa variedade de soluções para design, impressão em grandes formatos, offset, comunicação de marketing, produtos promocionais, arquivos digitais e serviço de envio para empresas de todos os portes. Hoje, as franquias daAlphaGraphics estão nos Estados Unidos, Brasil, China, Hong Kong, México, Arábia Saudita e Grã-Bretanha.
 
No Brasil há 22 anos, a rede nacional já conta com 24 unidades abertas e em plena expansão. Todas as unidades atuam com missão de trabalhar com pessoas para planejar, produzir e gerenciar suas comunicações visuais, ajudando os clientes a atingir seus objetivos de forma mais eficaz e com confiança.

A AlphaGraphics conta com uma divisão exclusiva de marketing direto e inteligência de dados, a agDirect crossmedia (www.agdirect.com.br), que desenvolve campanhas completas com ferramentas como URLs Personalizadas (P-URLs), crossmedia, variable mapping, e-mail marketing personalizado, QR-Code, Realidade Aumentada, web-to-print, transpromo, entre outras tecnologias.

Outro projeto é o agBook (www.agbook.com.br), divisão de livros sob demanda e publicação gratuita que permite com que escritores editem e publiquem seus livros (ao preço sugerido pelos próprios), sem tiragem mínima. Além da entrega via correios, os clientes também podem retirar os livros nas lojas AlphaGraphics homologadas.

Voltado ao mercado B2C, o agFoto (www.agfoto.com.br) oferece um laboratório virtual capaz de personalizar fotos pessoais em produtos como calendários, mouse-pads e porta-copos, dentre outros. Já a Barnard & Westwood (www.barnard.com.br), no Brasil desde 2010, oferece papelaria personalizada e convites para clientes que apreciam impressos de luxo. A empresa confere riqueza e tradição, fazendo com que o nome seja sinônimo de excelência inglesa, qualidade inigualável e serviço impecável, com ênfase na verdadeira atenção ao detalhe.

 
Mais informações sobre a AlphaGraphics para a imprensa:
Marcelo Fontenele (marcelo@bansen.com.br), Alexandre Moreno (alexandre@bansen.com.br)
BANSEN & Associados Comunicação
Tel: (11) 5539.2344
www.bansen.com.br

Notícias relacionadas

 

 

AlphaGraphics Teresina apresenta portfólio de soluções para impressão digital e marketing durante V Feira dos Municípios

A AlphaGraphics Teresina, franquia piauiense da AlphaGraphics, líder mundial em serviços de impressão digital e comunicações personalizadas, participa da 5ª edição da Feira dos Municípios de Teresina com o objetivo de prospectar novos negócios e fechar parcerias com empresas privadas e órgãos governamentais.
  • 25-11-2011
Alpha
 

Unidades da AlphaGraphics ganham certificado FSC - Forest Stewartdship Council - e passam a fornecer papéis ecologicamente corretos.

As unidades da AlphaGraphics Chácara Santo Antônio, na capital paulista, e São Bernardo do Campo, no ABC, são as mais novas franquias da rede a receberem o selo da organização não-governamental FSC. Com isso, é possível identificar de onde veio o papel e para onde ele irá.
  • 25-11-2011
Alpha
 

Convites e envelopes caligrafados em curtíssimo tempo – um novo produto daBarnard&Westwood no Brasil

Única representante fora da Inglaterra da empresa da casa real traz ao Brasil a elegância dos convites enviados por Elizabeth II
  • 09-11-2011
Alpha
 

Premiada internacionalmente, AlphaGraphics Pinheiros investe R$ 2,5 milhões em tecnologia visando crescimento e focando em novos serviços e produtos em comunicação e marketing

Melhor operação e maior faturamento entre todos os franqueados do mundo com apenas uma unidade, a AlphaGraphics Pinheiros mantém-se no Clube Gold Circle da rede internacional focada em crescer ainda mais.
  • 03-11-2011
Alpha