bansen

Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

Kulturfest: Estação Alemã 2007-08” traz ao Brasil programação de música, exposição, dança e cinema a várias cidades brasileiras

A Alemanha e o Brasil cultivam tradicionalmente estreitas e bem sucedidas relações econômicas, políticas e culturais. E foram estas excelentes relações bilaterais que estimularam a Alemanha realizar o Kulturfest 2007- 08.

Durante a  Copa da Cultura 2006, o Brasil foi o único país que aproveitou a oportunidade para divulgar na Alemanha também sua cultura.

Agora em retribuição, a Alemanha promove o “Kulturfest – Estação Alemã 2007-08“, dando continuidade à Copa da Cultura, intensificando essa boa cooperação e promovendo novos estímulos.

De 15 de outubro de 2007 a 3 de outubro de 2008, haverá em todo o país exposições, palestras, eventos musicais, peças de teatro, competições estudantis, participação em bienais e exposições, entre outros.

Inicio da programação 

Dando início à sua programação de eventos por todas as regiões brasileiras, o Kulturfest tem abertura oficial no próximo dia 15 de outubro, em Brasília, com a exposição “Os TrópicosVisões a Partir do Centro do Globo”, no Centro Cultural Banco do Brasil, um projeto inovador teuto-brasileiro, que combinará arte contempo­rânea com arte antiga de países tropicais, em colaboração com o museu etnológico de Berlim. Esta será a primeira exibição da mostra em todo o mundo, que depois passará pelo Rio de Janeiro antes de seguir para Berlim .(mais detalhes no release anexo) 

Já no dia 16 de outubro, o Kulturfest abre na Pinacoteca do Estado de São Paulo com a exposição “Kurt Schwitters”, em que serão apresentadas 120 obras de um dos mais influentes artistas de vanguarda, que traz referências ao dadaísmo, construtivismo e surrealismo, destaques das coleções do Museu Sprengel de Hannover e da Fundação Kurt e Ernst Schwitters. (mais detalhes no release anexo)

Semana Alemã 

Um dos principais objetivos é apresentar  a cultura da jovem e moderna Alemanha em cidades fora do eixo Rio/São Paulo, para intensificar  o intercâmbio cultural entre os dois países.

A série de eventos da “Semana Alemã” contará com grandes atrações, como shows de música eletrônica, mostras de filmes e curtas-metragens alemães, exposições fotográficas e espetáculos de dança que serão apresentadas em mais de 10 cidades brasileiras.

O encerramento deverá ocorrer no dia 3 de outubro, dia nacional da Alemanha, com um grande evento multimídia.

O planejamento e execução estão a cargo da Embaixada da Alemanha em Brasília, do Consulado Geral de São Paulo e Goethe Institut, representado no Brasil por cinco institutos  (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Curitiba) e quatro centros de cultura alemã em Brasília, Belém, Fortaleza e Recife.

O Kulturfest conta também com a participação de todos os outros intermediadores culturais alemães, tais como as escolas alemãs e escolas com aulas de alemão em seu currículo, que pretendem promover uma competição de leitura. Todas as demais escolas brasileiras também podem participar da competição de cartazes sobre o tema “Jovem Alemanha”. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) apresentará uma turnê itinerante no sul do Brasil informando sobre possibilidades de estudo superior e de pesquisa na Alemanha. O projeto conta ainda com a contribuição de cônsules honorários e sociedades de fomento à cultura com eventos próprios. Mais informações consulte o site: ww.kulturfest.com.br

09.10.2007