bansen

Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

EXPOSIÇÃO   “ENTRE AS GENTES ANTROPÓFAGAS”
(Unter Menschfresser-Leuthen)
Hans Staden e o primeiro livro sobre o Brasil 1557 – 2007 


15-11-2007
 

Club Concórdia

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815

Centro – Curitiba/PR

Tel: 48 3028-8063

Abertura: 22 de Novembro, 19h.

Duração: de 23 de novembro a 15 de dezembro de 2007

De segunda a sábado, das 15 às 21h - Entrada Franca. 

A exposição

A exposição "ENTRE AS GENTES ANTROPÓFAGAS” (Unter Menschfresser-Leuthen), foi originalmente montada em Wolfhagen na Alemanha, em junho de 2007, para comemorar os 450 anos do famoso livro “A Verdadeira História”, de Hans Staden.  

No livro publicado em 1557 - o primeiro escrito sobre o Brasil, o autor registra sua experiência no novo mundo, onde estivera em 1554. Na obra ele relata com detalhes sua vida com os Tupinambás, tribo que o manteve em cativeiro, já que estava destinado a morrer e ser devorado pelos índios. Sua perspicácia e confiança em Deus – conforme relata no livro – ajudaram-no a escapar do ritual antropofágico e a retornar para a Europa após um cativeiro de nove meses e meio. Sua obra é até hoje referência para antropólogos e foi, em sua época, o livro que mais cunhou as noções dos leitores alemães sobre o Brasil.

A Verdadeira História Hoje

O texto de Staden foi publicado pela primeira vez em português em 1892 na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Por ocasião dos 400 anos do descobrimento do Brasil a Verdadeira História teve sua primeira edição em livro, a partir da tradução de Alberto Löfgren. Até o presente momento foram publicadas quinze edições da Warhaftige Historia em português. Dentre essas se destaca a adaptação de Monteiro Lobato para crianças, Aventuras de Hans Staden (1927), muito popular, em que D. Benta conta a história de Staden a seus netos. 

Em 1942 o Instituto Hans Staden publicou uma nova edição do livro a partir do texto transliterado do original de Carlos Fouquet e traduzido por Guiomar Carvalho Franco. Uma edição particularmente valiosa e importante foi apresentada em 1999, pela Editora Terceiro Nome: Portinari Devora Hans Staden. Nela, Portinari dialoga com as xilogravuras do original.

A exposição

A exposição que descreve, de forma viva e plástica, a trajetória que o primeiro relato sobre o Brasil, em formato de livro, percorreu a partir de 1557, iniciou seu itinerário brasileiro em 14 de agosto na cidade de São Paulo (SP), de onde seguiu para Valinhos (SP) e Florianópolis/SC. Em Curitiba a exposição ficará montada no Club Concórdia, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815, Centro, de 23 de novembro a 15 de dezembro de 2007, quando seguirá para Recife e Porto Alegre.

 A exposição está sendo acompanhada pelo filme Hans Staden, de Luiz Alberto Pereira.

O Filme

Hans Staden, um filme de Luiz Alberto Pereira, com Carlos Evelyn, Ariana Messias, Sérgio Mamberti, Stenio Garcia e grande elenco. O filme mereceu seis indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil e recebeu o prêmio Martius Staden. O filme é recomendado para maiores de 14 anos. 

Ficha Técnica do Filme Título Original: Hans Staden

Gênero: Drama

Tempo de duração: 92 minutos

Ano de lançamento (Brasil): 2000

Estúdio: Instituto Português de Artes Cinematográficas e Audiovisuais.

Distribuição: Riofilme

Direção: Luiz Alberto Pereira

Roteiro: Luiz Alberto Pereira

Produção: Luiz Alberto Pereira

Música: Marlui Miranda e Lelo Nazário

Direção de Fotografia: Uli Burtin

Desenho de Produção: Ivan Teixeira

Direção de Arte: Chico de Andrade

Figurino: Cleide Fayad

Edição: Verônica Kovensky

Mais informações: http://www.martiusstaden.org.br/

 

Sobre o Kulturfest – Estação Alemã 2007-08

A Alemanha e o Brasil cultivam tradicionalmente estreitas e bem sucedidas relações econômicas, políticas e culturais. E foram estas excelentes relações bilaterais que estimularam a Alemanha realizar o Kulturfest 2007-08. Promovido pela Embaixada da Alemanha em Brasília, pelo Consulado Geral de São Paulo e pelo Goethe Institut, e contando com a cooperação de um grande número de parceiros na Alemanha e no Brasil, o Kulturfest apresenta a mais fiel imagem jovem e moderna da Alemanha e de sua cultura.

De 15 de outubro de 2007 a 3 de outubro de 2008, haverá em todo o país exposições, palestras, eventos musicais, peças de teatro, competições estudantis, participação em bienais e exposições, entre outros. Para mais informações, programação atualizada, press-releases e muito mais, visite o site do festival: www.Kulturfest.com.br

Notícias relacionadas