bansen

Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

"Música & Gastronomia Alemã"

Novo projeto do Bistrô Bom Demais estréia neste domingo,dia 21 de outubro, interagindo com a exposição: "Trópicos", em cartaz nas galerias do Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB.

17-10-2007

Dando continuidade a proposta inédita, o Bom Demais Bistrô, localizado nas dependências do Centro Cultural Banco do Brasil alia a sua programação cultural e gastronômica com a exposição em cartaz: "Trópicos" – visões a partir do centro do globo – Ásia, Oceania, África e América Latina, oriundas do Museu Etnológico de Berlim. É o projeto"Música & Gastronomia Alemã".

Inédito e raro: "O Barroco Alemão" com o Estúdio Barroco

Formado por Sueli Helena de Miranda – flauta doce, Ana Cecília Tavares – cravo/espineta e Cecília Aprigliano – viola da gamba o Estúdio Barroco é dedicado a interpretação histórica da música do séculos XVII e XVIII. As integrantes, todas professoras de seus instrumentos na Escola de Música de Brasília, buscam a compreensão   desse universo sonoro em estudos aprofundados, realizados no Brasil e no exterior, visando a maior aproximação possível com as nuances e sutilezas do período. Seus parâmetros são os tratados, métodos e partituras antigas que fornecem indícios sobre a forma mais adequada de execução. O objetivo é envolver o ouvinte, remetê-lo ao mundo das melodias sobrepostas, do dualismo, do espiritual e do material, da retórica musical, do contraponto.  Os instrumentos são cópias de originais da época que reproduzem, com fidelidade, a pureza e o equilíbrio sonoro.

"O Barroco Alemão" - A genialidade de seus principais representantes: Bach, Handel, Telemann e Froberger. Esta audição traz no repertório uma amostra da música composta XVII e XVIII na Alemanha com variadas formações: sonatas para viola da gamba e cravo, sonatas para flauta e baixo contínuo, peças para cravo e também trio sonatas para viola da gamba, flauta e baixo contínuo. Dentre estas podemos destacar a belíssima peça Trio Sonata em Fá Maior de Telemann

Bom Demais Bistrô, o Bistrô mais cultural da capital. Centro Cultural Banco do Brasil - Setor de Clubes Esportivos Sul (próximo à ponte JK). Informações e reservas: 3310.9478 - Couvert artístico: R$ 5,00. Aberto de terça a domingo das 12 horas as 23 horas.

Serviço:

"MÚSICA & GASTRONOMIA ALEMÃ"

"O BARROCO ALEMÃO" com o ESTÚDIO BARROCO

 Sueli Helena de Miranda – flauta doce

Ana Cecília Tavares – cravo/espineta

Cecília Aprigliano – viola da gamba e um Menu Especial Contextualizado

Dia 21 de outubro, domingo a partir das 14h30

 Bom Demais Bistrô - O Bistrô mais cultural da capital

Informações e reservas: 3310.9478 - Couvert artístico: R$ 5,00

Centro Cultural Banco do Brasil, Setor de Clubes Esportivos Sul (próximo à ponte JK)

Foto de divulgação: Pedro Ladeira

 

Um pouco mais sobre as musicistas ...

Sueli Helena de Miranda , flauta doce - Nascida em Minas Gerais, é radicada em Brasília desde 1993. Classificada em 1o. lugar no concurso de Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura do Brasil em 2001, aperfeiçoou-se em flauta doce no Conservatório Real de Bruxelas/Bélgica, com os flautistas Bart Coen e Peter Van Heydhen. Estudou também flauta transversal, tendo como principal formadora Odette Ernest Dias, fazendo inumeros concertos de câmara no sudeste e centro-oeste do Brasíl. Graduo-se em Música pela Universidade Federal de Uberlândia onde tambem vez especialização, apresentando pesquisa sobre a "Música Instrumental Brasileira na década de 60". É professora de flauta doce na Escola de Música de Brasília e atua com frequencia em vários eventos culturais dessa cidade.  

Ana Cecília Tavares , cravo - Estudou em Paris com a cravista Huguette Dreyfus, obtendo por duas vezes o primeiro prêmio: Prix d'Excellence e Prix de Virtuosité, no Conservatoire National de Région de Rueil-Malmaison. No Brasil, foi vencedora do VI Prêmio Eldorado de Música gravando disco solo. Apresentou-se em concertos com a Orquestra de Câmara de Moscou. Atua regularmente em recitais solo em BsB, RJ e SP.Dedica-se à música de câmara em diferentes formações. Gravou CD com o Trio Barroco de BsB. É professora de cravo da EMB. Lançou o CD com obras p/ cravo solo em BsB e no Teatro Municipal, SP. Participou do ciclo de concertos p/ dois, três e quatro cravos (RJ) em tributo aos 250 anos da morte de Bach. Apresentou-se com o grupo Tábula no Museu de Arte Sacra de Belém e participou do Per Sonare e Toccare, no CCBB em BsB.   Em SP, se apresentou em duo com o cravista Marcelo Fagerlande.  Tocou com o grupo Música Antiga da UFF (RJ), com o qual participou de emissão pela Rádio MEC.  

Cecília Aprigliano , viola da gamba - Nacida no Rio de Janeiro, estudou viola da gamba com Judith Davidoff em Nova Iorque. Graduada pelo Teachers College/Universidade de Columbia em Nova Iorque, com os títulos de Mastes of Arts e Master of Education. No Brasil foi membro fundadora do grupo Arcos e Tábula e integrante do Conjunto de Música Antiga da UFF e do Conjunto de Música Antiga da ProArte. Em 1997 estudou no Conservatório de Música de Lyon/França com a gambista Marianne Muller. Durante o ano de 2001 fez uma especialização na Longy Schlool of Music/USA com a gambista Jane Hershey. Suas atividades profissionais incluem concertos no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Estados Unidos e França. Participou como docente em três Cursos Internacionais de Verão da Escola de Música de Brasília. Reside em Brasília deste 1993 e em 1995 integrou o quadro de professores da Escola de Música de Brasília como professora de viola da gamba e coordenadora do Núcleo de Música Antiga.

Naná Maris Produções Culturais
Naná Maris - (61) 9979.2821
nanamarisproducao@gmail.com
Produção executiva e divulgação

O Kulturfest

Com o objetivo de mostrar a Alemanha de hoje, reunificada, moderna e jovem, o Kulturfest dá prosseguimento à intensificação do intercâmbio entre Brasil e Alemanha, iniciado com a Copa da Cultura, quando o Brasil se apresentou no país-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2006. A Estação Alemã 2007-08 faz o jogo de volta.

Desta forma, eventos espalhados por todo o Brasil, que tenham o objetivo de mostrar a cultura alemã, levarão o selo do Kulturfest. Em várias cidades brasileiras acontecerá ainda uma semana alemã, que contará com grandes atrações, como shows de música eletrônica, mostras de filmes e curtas-metragens alemães, exposições fotográficas e apresentações de dança. 

Para o encerramento no ano que vem, os organizadores do Kulturfest estão programando um grande evento multimídia, que acontecerá simultaneamente em cidades brasileiras e na Alemanha, na véspera do 03 de outubro, feriado nacional alemão. O planejamento e execução do Kulturfest estão a cargo da Embaixada da Alemanha em Brasília e do Consulado Geral de São Paulo, do Goethe-Institut, e várias outras instituições alemãs presentes no Brasil. 

Para mais informações, programação atualizada, press-releases e muito mais, visite o site do festival: www.Kulturfest.com.br

Informações para a imprensa sobre o Kulturfest

Bansen & Associados
Marilia Schumannmarilia@bansen.com.br
(11) 5539-2344www.bansen.com.br

Notícias relacionadas