bansen

Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

Programação São Paulo || EXPOSIÇÕES – GASTRONOMIA – MÚSICA – CINEMA – LITERATURA

Kulturfest – Estação Alemã 2007-08

 A Alemanha e o Brasil cultivam tradicionalmente estreitas e bem sucedidas relações econômicas, políticas e culturais. E foram estas excelentes relações bilaterais que estimularam a Alemanha realizar o Kulturfest 2007-08. Promovido pela Embaixada da Alemanha em Brasília, pelo Consulado Geral de São Paulo e pelo Goethe Institut, e contando com a cooperação de um grande número de parceiros na Alemanha e no Brasil, o Kulturfest vai apresentar a mais fiel imagem jovem e moderna da Alemanha e de sua cultura. 

De 15 de outubro de 2007 a 3 de outubro de 2008, haverá em todo o país exposições, palestras, eventos musicais, peças de teatro, competições estudantis, participação em bienais e exposições, entre outros.

EXPOSIÇÃO — 17/10 a 01/12

KURT SCHWITTERS: O ARTISTA MERZ - exposição de destaques das coleções do Museu Sprengel de Hanover e da Fundação Kurt e Ernst Schwitters apresenta cerca de 120 obras, num abrangente panorama da obra de um dos mais importantes artistas do século XX.

Local: Pinacoteca do Estado (pça. da Luz, 2, São Paulo, tel. (11) 3224-1000), de ter. a dom., das 10h às 18h. Até 2/12, Quanto: R$ 4 (entrada franca aos sábados).

PROGRAMA ESTUDAR — 20/10 – das 12 às 18hs

Local: Goethe-Institut – Rua Lisboa, 974 – Pinheiros – Tel: (11) 3061-5331

Palestras, aulas e filmes.

12h- Inauguração da Feira „Estudar na Alemanha“ por representantes do Goethe-Institut, do DAAD e do Consulado Geral da República Federativa da Alemanha. Boas vindas e apresentação dos Goethe-Institute na Alemanha por Georg Dietrich (Goethe-Institut, Diretor Regional para América do Sul do Departamento de Ensino)

12h30          Aula-demo de alemão para iniciantes (Marcos Ueda, Goethe-Institut São Paulo)

13h              Kurz & Gut – Os melhores curtas-metragens alemães - 1

13h30          Oportunidades de Estudar e Pesquisar na Alemanha (Dr. Thomas Johnen, DAAD)

14h              Cooperação e formação profissional: Os programas da InWEnt no Brasil (Carla Pereira, InWEnt Brasil)

14h30          Aula-demo de alemão para iniciantes (Anna Ma. Vassallo, Goethe-Institut São Paulo)

15h              Kurz & Gut – Os melhores curtas-metragens alemães - 2

15h30          Estudar na França: quais os caminhos? (Michele Gonçalves, Campusfrance)

16h              Bolsas Erasmus Mundus: Os masters europeus em universidades alemãs e francesas (Dr. Thomas Johnen, DAAD; Michele Gonçalves, Campusfrance)

16h30          Oportunidades de Estudar e Pesquisar na Alemanha (Dr. Thomas Johnen, DAAD/ Representante da AEBA)

17h              Kurz & Gut – Os melhores curtas-metragens alemães - 3

17h30          Sorteio

 

CONCERTO — 23/10, às 21h.

Concerto Internacional do Masp

Filarmônica Alemã de Neuss - Deutsche Kammerakademie Neuss (DKN)

A orquestra de câmara da cidade alemã de Neuss é formada por 22 músicos, além da solista Lena Neudauer (violino) e do líder e solista Lavard Skou-Larsen (viola). No programa, obras de Haydn, Mozart e Tchaikovsky.

Local: MASP - Grande Auditório - Avenida Paulista, 1578.

Capacidade: 374 lugares

Preço: R$ 60, (inteira) coquetel, a partir das 20h, já incluso.

Informações, reservas e vendas: 11 3284.8384. 

Bienal Internacional de Arquitetura — 10/11 a 16/12

Ready for Take-Off - Atual arquitetura alemã de exportação

A mostra Ready for Take-Off - Atual arquitetura alemã de exportação, apresentará, durante a 7ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, uma geração de arquitetos alemães que demonstrarão, cada um, um projeto na Alemanha e outro no exterior, intervindo juntos em favor de uma arquitetura Made in Germany. A nova arquitetura alemã de exportação trará inovação tecnológica e detalhismo clínico típicos, recombinados com o potencial pragmático da arquitetura alemã contemporânea. A curadoria fica por conta de Peter Cachola Schmal e Anna Hesse, ambos do Deutsches Architekturmuseum, Museu de Arquitetura da Alemanha.  

A organização é do Architekturbüro Deutschland, uma fusão de oito renomados escritórios alemães de arquitetura e engenharia, com o apoio do Ministério dos Transportes, Obras e Planejamento Urbano da Alemanha (BMVBS), Ministério das Relações Exteriores, Deutsche Bank Bauspar AG e pela cidade de Frankfurt. 

Local: Fundação Bienal de São Paulo (Avenida Pedro Álvares Cabral s/n° - Parque Ibirapuera, portão 3). Horário: de 3ª a 5ª, das 12h00 às 22h00, sextas, sábados e domingos das 10h00 às 22h00.

Pecha Kucha Night | Frankfurt 006 @ São Paulo — 12/11 - 16h00

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Local: Rua do Lago, 876, Cidade Universitária São Paulo, como parte da contribuição alemã “Ready for Take-Off. Atual arquitetura alemã de exportação“. 7ª BIA São Paulo.

Expressão que os japoneses utilizam para se referir ao som que é produzido durante uma conversa, o popular burburinho, Pecha Kucha também é o significado de um espaço, criado em 2003, para que criativos, designers e arquitetos de várias cidades do mundo se encontrem, troquem idéias e mostrem seus trabalhos a uma platéia de uma forma divertida, inteligente e criativa.

Por onde é apresentado em todo o mundo, o Pecha Kucha Night segue um mesmo padrão: os participantes terão 20 segundos para apresentar cada uma de suas 20 imagens com suas idéias e trabalhos. Após este tempo, elas serão substituídas pela próxima e, assim, consecutivamente, até que todas as imagens sejam exibidas e se esgote o tempo limite de 6 minutos e 40 segundos.

O evento, que na capital paulista terá o nome de Pecha Kucha Night | Frankfurt 006 @ São Paulo, fará parte da programação da mostra “Ready for Take-Off - Atual arquitetura alemã de exportação”, que trará, à 7º Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, uma geração de arquitetos alemães intervindo juntos em favor de uma nova arquitetura alemã Made in Germany.

O Kulturfest

Com o objetivo de mostrar a Alemanha de hoje, reunificada, moderna e jovem, o Kulturfest dá prosseguimento à intensificação do intercâmbio entre Brasil e Alemanha, iniciado com a Copa da Cultura, quando o Brasil se apresentou no país-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2006. A Estação Alemã 2007-08 faz o jogo de volta.

Desta forma, eventos espalhados por todo o Brasil, que tenham o objetivo de mostrar a cultura alemã, levarão o selo do Kulturfest. Em várias cidades brasileiras acontecerá ainda uma semana alemã, que contará com grandes atrações, como shows de música eletrônica, mostras de filmes e curtas-metragens alemães, exposições fotográficas e apresentações de dança.

Para o encerramento no ano que vem, os organizadores do Kulturfest estão programando um grande evento multimídia, que acontecerá simultaneamente em cidades brasileiras e na Alemanha, na véspera do 03 de outubro, feriado nacional alemão. O planejamento e execução do Kulturfest estão a cargo da Embaixada da Alemanha em Brasília e do Consulado Geral de São Paulo, do Goethe-Institut, e várias outras instituições alemãs presentes no Brasil.

Para mais informações, programação atualizada, press-releases e muito mais, visite o site do festival: www.Kulturfest.com.br

Informações para a imprensa:

Bansen & Associados

Marilia Schumann

marilia@bansen.com.br – (11) 5539-2344

www.bansen.com.br

Notícias relacionadas