bansen

Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

 

01-03-2011

MicroPlanejamentoLançamento do livro “MICROPLANEJAMENTO – Práticas Urbanas Criativas | São Paulo” será dia 15 de março de 2011, no Centro Cultural São Paulo.

Uma nova perspectiva na forma de ler a cidade de São Paulo coloca em foco inusitados espaços de encontro construídos em coletividade. A publicação é uma iniciativa do arquiteto Marcos L. Rosa, em parceria com a Alfred Herrhausen Society, o Fórum Internacional do Deutsche Bank, e desdobrou-se da pesquisa de campo e projetos compilados pelo Deutsche Bank Urban Age Award 2008, realizado em São Paulo.

O livro “MICROPLANEJAMENTO – Práticas Urbanas Criativas | São Paulo” reúne projetos que participaram do Deutsche Bank Urban Age Award 2008, realizado em São Paulo, premiação associada à série de conferências Urban Age. Organizada em três partes, a publicação foi editada em português e inglês e traz um ensaio fotográfico apresentando os campos de ação de práticas urbanas criativas, uma análise que busca encontrar semelhanças entre os projetos selecionados e, por fim, uma ampla discussão sobre microplanejamento com artigos de autores convidados.

MicroPlanejamentoA Alfred Herrhausen Society, o Fórum Internacional do Deutsche Bank, em continuidade à edição brasileira da premiação, fomentou a obra, que foi organizada por Marcos L. Rosa, arquiteto brasileiro que esteve à frente dos trabalhos de pesquisa em campo durante a organização do Deutsche Bank Urban Age Award. O livro será lançado no dia 15 de março de 2011, no Centro Cultural São Paulo, a partir das 19 horas.

As práticas selecionadas no livro incluem jardins comunitários que esverdeiam a paisagem de tijolos vermelhos no extremo leste da cidade; um parquinho e um centro de artes que ocupam o centro de uma densa favela; uma escola de boxe e uma academia de ginástica instaladas sob um viaduto que oferecem atividades esportivas na rota de percurso diário; um jovem artista que estimula o uso coletivo do espaço comum através de sua residência em diferentes favelas; um cinema a céu aberto em terrenovazio que leva atividades culturais a uma vizinhança isolada. Os exemplos revelam o poder de transformação de práticas pioneiras que apontam novos caminhos na construção de espaços compartilhados e construídos em coletividade.

MicroPlanejamentoPara Marcos L. Rosa, o livro é uma nova forma de ler a cidade, focando em microintervenções no espaço urbano que indicam formatos de reorganização do ambiente. “O microplanejamento é ponto de partida para novas iniciativas e estratégias que possibilitam lidar de maneira criativa com situações de crise. No livro, apresentamos práticas urbanas na Região Metropolitana de São Paulo, implementadas por um grupo de arquitetos, artistas, líderes comunitários e outras partes empenhadas na construção da coletividade”, explica Rosa.

O diretor da Alfred Herrhausen Society, Wolfgang Nowak, endossa a explicação de Rosa, e considera que o livro oferece um excelente recurso para pesquisa e prática. “Com este trabalho, que explora práticas urbanas em São Paulo, a Alfred Herrhausen Society está mais próxima de sua meta de desenvolver uma gramática de sucesso para as cidades”, finaliza Nowak.

Sobre o autor: Marcos L. Rosa – arquiteto e planejador urbano brasileiro, atualmente leciona e realiza pesquisa no Instituto de Arquitetura e Desenho Urbano (Darch) na ETH Zurique, Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique.


Sobre o Deutsche Bank Urban Age Award: foi criado para reconhecer e celebrar soluções criativas que unam parcerias e visões na organização de um ambiente físico melhor em grandes cidades do mundo. Associado à série de conferências Urban Age, o prêmio foi realizado em São Paulo em 2008.


Sobre a obra: edição bilingue português e inglês, colorida, com 232 páginas. Custo sugerido: R$ 59,00. www.microplanning.net

Serviço:
Lançamento do livro MICROPLANEJAMENTO – Práticas Urbanas Criativas | São Paulo
Local: Centro Cultural São Paulo CCSP
Endereço: Rua Vergueiro 1000
Data: terça-feira, 15 de março de 2011,
Horário: a partir das 19 horas

 

 


microplanejamentoProgramação:

  • 19 horas às 20h30 – Sala Zero, piso Caio Graco

Discussão com convidados: Wolfgang Nowak, Alfred Herrhausen Society, Berlin, Sophie Wolfrum, Technische Universität München, Fernando de Mello Franco, MMBB arquitetos, Elisa Bracher, Instituto Acaia, Ricardo Mello, Instituto Sou da Paz.
Mediador: Marcos L. Rosa, Technische Universität München, ETH Zürich

  • 21 horas: coquetel na Sala Tarsila do Amaral, piso Caio Graco

 

 

 

Mais informações para a imprensa:
Bansen & Associados Comunicação
Bia Bansen (bia@bansen.com.br)
Clean Barros (clean@bansen.com.br)
Marília Schumann (marilia@bansen.com.br)
Tel.: (11) 5539-2344
www.bansen.com.br

 

Matérias relacionadas. Leia aqui.

 

 

Notícias relacionadas