bansen

Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

 

Deutsche Bank, Urban AgeImpacto da crise financeira internacional no futuro das cidades é debatido em São Paulo

 
 

04/12/2008

 
 


" Reunidos na Conferência Urban Age South America, urbanistas e especialistas em cidades e em segurança alertam para a necessidade de se adequar políticas públicas à escassez de recursos.

" Estrangeiros consideram disparidades sociais e urbanas da capital paulista um desafio à criatividade e uma oportunidade para ações inovadoras e eficazes.

O primeiro dia de debates da Conferência Urban Age South America - uma iniciativa conjunta da Fundação Deutsche Bank e da London School of Economics and Political Science (LSE) - foi marcado pelo alerta sobre os efeitos da crise financeira mundial no futuro das cidades, num momento em que estas concentrações urbanas ganham importância em todo o mundo (segundo projeções da ONU, atualmente as cidades abrigam 50% da população mundial; em 2050, serão 75%).

"Diante da crise é fundamental que a economia das cidades seja diversificada para que se evitem prejuízos ainda maiores", como abandono, degradação urbana e social, e conseqüente aumento da violência, disse a socióloga Saskia Sassen, da Universidade Columbia (EUA), para uma platéia de mais de 150 estudiosos de questões urbanas. Embora não tenha citado nominalmente, o alerta da respeitada estudiosa remete à situação atual da cidade americana de Detroit, até poucos anos atrás ainda símbolo de poderio econômico - e hoje retrato do desemprego, da decadência da indústria automobilística e de um modelo econômico calcado na opulência e no desperdício.

Para a mesma platéia - reunida num dos ícones urbanos da capital paulista, a restaurada Estação Júlio Prestes - outro sociólogo, Richard Sennett, professor da LSE e da Universidade de Nova York, comunicou: "A Urban Age intensificará o foco de suas investigações e estudos para questões trabalhistas e de emprego", em função do novo cenário econômico mundial. Ele sugere que na próxima década os recursos públicos e privados sejam aplicados em projetos urbanos menores, mais localizados e que demandem menos dinheiro, de modo a viabilizar um retorno mais rápido e eficaz para as comunidades.

Não pulem da ponte - No mesmo comunicado sobre o trabalho da Urban Age, Sennett ressaltou que a escassez de recursos decorrente da crise econômica atual deve ser vista como uma oportunidade, não como uma limitação ao desenvolvimento de novos projetos e ações de intervenção urbana.

Este apelo à criatividade e ao aproveitamento de situações desfavoráveis (como a escassez de recursos) foi reforçado por outro importante participante do evento, o ex-prefeito de Washington, Anthony Williams, considerado o grande responsável pela recuperação urbana e social da capital americana. Falando especificamente sobre a capital de São Paulo, ele mandou um recado aos paulistanos: "Diante das dificuldades, não pulem da ponte, aproveitem os ativos urbanos que a cidade possui e desenvolvam ações para potencializá-los." Ele se referia à recuperação do Centro Velho da cidade.


URBAN AGE SOUTH AMERICA 2008

Após conferências em Nova York, Londres, Shangai, Cidade do México, Johannesburg, Berlim e Mumbai, o projeto Urban Age estende sua investigação interdisciplinar ao processo de urbanização na América do Sul, com uma conferência em São Paulo a ser realizada em 4 e 5 de dezembro de 2008 para encerrar um ano de pesquisa e análise. Além de tratar de mudanças estruturais significativas que afetam a maior cidade e a maior potência econômica do Brasil - com uma população crescente de mais de 19 milhões, São Paulo é hoje a quinta maior cidade do mundo - Urban Age irá explorar tendências urbanas no Rio de Janeiro, Buenos Aires, Bogotá e Lima, oferecendo uma perspectiva regional em questões sociais, espaciais e econômicas fundamentais, subjacentes ao crescimento urbano na América do Sul.

Urban Age South America, é uma iniciativa da Alfred Herrehausen Society, fundação do Deutsche Bank e da London Schol of Economics e está sendo organizado em associação com o Estado de São Paulo, o Município de São Paulo, a Universidade de São Paulo e o Centro de Estudo de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas. Um grupo de especialistas urbanos internacionais, regionais e locais trabalhará de perto, através de uma série de workshops em São Paulo e Londres, durante 2008, sobre temas fundamentais de exclusão social e violência urbana, transporte público e mobilidade, e a relação entre o crescimento urbano e a provisão de infra-estrutura.

Para mais informações, acesse urban age
www.alfred-herrhausen-gesellschaft.de/en/urbanageaward.html.


 
     
  Mais informações para a imprensa:
Bansen & Associados Comunicação
Bia Bansen (bia@bansen.com.br) Clean Barros (clean@bansen.com.br)
Tel.: 11-55392344
www.bansen.com.br

 

Notícias relacionadas

 

 

PROJETO URBAN AGE DEIXARÁ MARCAS EM SÃO PAULO

A fundação Alfred Herrhausen Society publicará um livro destacando os projetos inscritos no Deutsche Bank Urban Age Award 2008

  • 16-12-2008
URBAN AGE
 

Estudiosos de questões urbanas concordam: crise financeira pode ser usada em favor das cidades

Reunidos em São Paulo na Urban Age South America, especialistas do Brasil e do Exterior consideram o momento propício para a implantação de projetos que aliem sustentabilidade e mobilidade

  • 05-12-2008
URBAN AGE
 

Impacto da crise financeira internacional no futuro das cidades é debatido em São Paulo

Reunidos na Conferência Urban Age South America, urbanistas e especialistas em cidades e em segurança alertam para a necessidade de se adequar políticas públicas à escassez de recursos

  • 04-12-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank Urban Age Award é concedido a uma parceria de sucesso no coração de São Paulo

veja as fotos da Cerimônica de entrega

  • 03-12-2008
URBAN AGE
 

Raí anuncia, nesta quarta, os 12 finalistas do Deutsche Bank Urban Age Award em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo

Amanhã, 3 de dezembro, acontece em São Paulo a cerimônia de entrega do Deutsche Bank Urban Age Award. A estrela do futebol brasileiro Raí Souza Vieira de Oliveira, diretor da Fundação Gol de Letra e integrante do júri, vai apresentar os 12 finalistas do prêmio e explicar a dinâmica do processo examinador.

  • 02-12-2008
URBAN AGE
 

CONFERÊNCIA URBAN AGE SOUTH AMERICA 2008

programação completa

  • 27-11-2008
URBAN AGE
 

Anunciada a lista dos 12 selecionados para o Deutsch Bank Urban Age Award em São Paulo

A segunda edição do Deutsche Bank Urban Age Award recebeu 133 inscrições de projetos da área metropolitana de São Paulo, o dobro do número de inscritos na primeira versão do prêmio concedido em 2007,  em Mumbai.

  • 25-11-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank Urban Age Award recebe 133 inscrições

O Deutsche Bank Urban Age Award, criado para premiar iniciativas que melhorem o ambiente urbano, recebeu 133 inscrições da Região Metropolitana de São Paulo. O prêmio de 100 mil dólares para a iniciativa vencedora será entregue ao vencedor no dia 3 de dezembro, em cerimônia que se realizará no Palácio dos Bandeirantes, antecedendo o início da  Urban Age South America Conference.

  • 24-09-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank prorroga inscrições para premiação do Urban Age Award em São Paulo

O Deutsche Bank Urban Age Award é uma iniciativa associada ao projeto Urban Age, uma investigação conjunta de Alfred Herrhausen Society, Deutsche Bank e London School of Economics and Political Science sobre o futuro de cidades.

  • 14-08-2008
URBAN AGE
 

Raí, Tata Amaral , Lisette Lagnado e Fernando de Mello Franco serão os membros brasileiros do júri do Deutsche Bank Urban Age Award de US$ 100.000

Um júri independente com formadores de opinião nacionais e especialistas internacionais de grande importância decidirá quem receberá o prestigiado prêmio para projetos e iniciativas que melhoram a vida de cidadãos urbanos em São Paulo, o Deutsche Bank Urban Age Award no valor de 100 mil dólares que será concedido em dezembro.

  • 03-06-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank Anuncia Prêmio para São Paulo

Deutsche Bank promoverá o segundo Urban Age Award, no valor de $ 100.000 USD, para um projeto instalado na área metropolitana de São Paulo.

  • 02-04-2008
URBAN AGE