bansen

Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

 

16/12/2008

Deutsche Bank, Urban Age

 

 

O PROJETO URBAN AGE DEIXARÁ MARCAS EM SÃO PAULO

 

A fundação Alfred Herrhausen Society publicará um livro destacando os projetos inscritos no Deutsche Bank Urban Age Award 2008.

 

Os 133 projetos da Região Metropolitana de São Paulo inscritos no Deutsche Bank Urban Age Award 2008 serão apresentados em um livro da Alfred Herrhausen Society, o fórum internacional do Deutsche Bank, considerando-se que a intensa divulgação destes projetos deverá provocar o crescimento de iniciativas que melhorem a vida dos cidadãos urbanos. A publicação reconhece ainda o valor das iniciativas inscritas como uma grande amostragem de micro intervenções em toda a metrópole que chamam a atenção para novas iniciativas e formas de negociação no território, ambicionando um melhor ambiente urbano para se viver. O livro contará com o apoio do governador de São Paulo José Serra e deverá ser lançado no próximo ano.

 

O Deutsche Bank Urban Age Award de 100 mil dólares foi entregue no dia 3 de dezembro de 2008 para o projeto Edifício União. Na ocasião, a Deutsche Bank Americas Foundation anunciou também a entrega de 10 mil reais para outros três projetos: Nova Esperança, Instituto Acaia e Biourban. A decisão foi motivada pela alta qualidade dos projetos inscritos nesta edição do prêmio, que recebeu duas vezes mais inscrições do que a edição de Mumbai em 2007. Dois representantes do Edifício União serão convidados para participar da próxima conferência Urban Age, em Istambul, na Turquia, em outubro de 2009.

Encontro de líderes

Ao final da Conferência Urban Age South America, no dia 6 de dezembro, foi realizado um workshop no SESC Paulista com os ganhadores do Deutsche Bank Urban Age Award de Mumbai (em 2007) e de São Paulo, durante o qual os líderes comunitários indianos e brasileiros puderam trocar experiências. Um exemplo simples dessa troca ocorreu quando representantes do projeto Nova Esperança ouviram atentos e interessados ao relato de um dos participantes da Índia sobre como eles conseguiram que a Coca Cola lhes fornecesse gratuitamente equipamento que permite prensar as garrafas PET coletadas, equipamento fundamental para melhorar as condições de trabalho que envolvem o manuseio do lixo coletado.

A conferência

Mais de 400 pessoas participaram na semana passada dos dois dias (4 e 5) da conferência Urban Age South America, realizada na Estação Júlio Prestes, em São Paulo, que foi aberta pelo prefeito Gilberto Kassab. Entre os participantes havia mais de 150 conferencistas estrangeiros. Durante a conferência foram relatadas experiências internacionais de boas práticas para construção sustentável, combate à violência, opções para melhorar o trânsito e estruturas de governança. Os discursos e apresentações estarão em breve no site www.urban-age.net. No segundo semestre de 2009 será publicado o Urban Age Research Report de São Paulo que reunirá os dados, fatos e sugestões para São Paulo. No próximo ano o alvo de estudo será a cidade de Istambul, na Turquia.

A conferência Urban Age South America contou com o apoio do Governo do estado de S.Paulo, USP e Centro de Estudo de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas. Alguns conferencistas presentes: Ricky Burdett, diretor do projeto Urban Age; Saskia Sassen, socióloga, Tony Travers, conselheiro de políticas de transportes e pedágio urbano de Londres, Richard Sennett, sociólogo, Amanda Burden, diretora do Departamento de Planejamento da Cidade de Nova York, e Philipp Rode, diretor executivo do programa Urban Age.

Entre os políticos que participaram da conferência se destacam: José Serra, governador do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, Anthony Williams, ex-prefeito de Washington e Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba. Os resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Urban Age South America contribuirão para as discussões da reunião de cúpula Urban Age que se realizará em maio de 2010 em Berlin.

Sobre o Urban Age

O Urban Age engaja-se na crescente urbanização do mundo através de eventos e pesquisas que moldam o pensamento de líderes urbanos e a prática do desenvolvimento urbano sustentável. Iniciado pelo Programa de Cidades na London School of Economics and Political Science e pela organização Alfred Herrhausen Society, do Deutsche Bank, o Urban Age foi estruturado em meio a um alcance internacional que apóia a criação de uma nova agenda urbana para cidades globais. Sua rede interdisciplinar mundial de especialistas em urbanismo lidera uma investigação de políticas ‘no terreno’, desenvolvimento e projetos com informações atuais coletadas e compartilhadas em conferências, workshops, seminários e publicações em cidades tão diversas como Nova York, Xangai, Londres, Cidade do México, Johannesburgo, Berlim, Mumbai, São Paulo e Istambul.
 
Mais informações para a imprensa:
Bansen & Associados Comunicação
Bia Bansen (bia@bansen.com.br) Clean Barros (clean@bansen.com.br)
Tel.: 11-55392344
www.bansen.com.br

Notícias relacionadas

 

 

PROJETO URBAN AGE DEIXARÁ MARCAS EM SÃO PAULO

A fundação Alfred Herrhausen Society publicará um livro destacando os projetos inscritos no Deutsche Bank Urban Age Award 2008

  • 16-12-2008
URBAN AGE
 

Estudiosos de questões urbanas concordam: crise financeira pode ser usada em favor das cidades

Reunidos em São Paulo na Urban Age South America, especialistas do Brasil e do Exterior consideram o momento propício para a implantação de projetos que aliem sustentabilidade e mobilidade

  • 05-12-2008
URBAN AGE
 

Impacto da crise financeira internacional no futuro das cidades é debatido em São Paulo

Reunidos na Conferência Urban Age South America, urbanistas e especialistas em cidades e em segurança alertam para a necessidade de se adequar políticas públicas à escassez de recursos

  • 04-12-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank Urban Age Award é concedido a uma parceria de sucesso no coração de São Paulo

veja as fotos da Cerimônica de entrega

  • 03-12-2008
URBAN AGE
 

Raí anuncia, nesta quarta, os 12 finalistas do Deutsche Bank Urban Age Award em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo

Amanhã, 3 de dezembro, acontece em São Paulo a cerimônia de entrega do Deutsche Bank Urban Age Award. A estrela do futebol brasileiro Raí Souza Vieira de Oliveira, diretor da Fundação Gol de Letra e integrante do júri, vai apresentar os 12 finalistas do prêmio e explicar a dinâmica do processo examinador.

  • 02-12-2008
URBAN AGE
 

CONFERÊNCIA URBAN AGE SOUTH AMERICA 2008

programação completa

  • 27-11-2008
URBAN AGE
 

Anunciada a lista dos 12 selecionados para o Deutsch Bank Urban Age Award em São Paulo

A segunda edição do Deutsche Bank Urban Age Award recebeu 133 inscrições de projetos da área metropolitana de São Paulo, o dobro do número de inscritos na primeira versão do prêmio concedido em 2007,  em Mumbai.

  • 25-11-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank Urban Age Award recebe 133 inscrições

O Deutsche Bank Urban Age Award, criado para premiar iniciativas que melhorem o ambiente urbano, recebeu 133 inscrições da Região Metropolitana de São Paulo. O prêmio de 100 mil dólares para a iniciativa vencedora será entregue ao vencedor no dia 3 de dezembro, em cerimônia que se realizará no Palácio dos Bandeirantes, antecedendo o início da  Urban Age South America Conference.

  • 24-09-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank prorroga inscrições para premiação do Urban Age Award em São Paulo

O Deutsche Bank Urban Age Award é uma iniciativa associada ao projeto Urban Age, uma investigação conjunta de Alfred Herrhausen Society, Deutsche Bank e London School of Economics and Political Science sobre o futuro de cidades.

  • 14-08-2008
URBAN AGE
 

Raí, Tata Amaral , Lisette Lagnado e Fernando de Mello Franco serão os membros brasileiros do júri do Deutsche Bank Urban Age Award de US$ 100.000

Um júri independente com formadores de opinião nacionais e especialistas internacionais de grande importância decidirá quem receberá o prestigiado prêmio para projetos e iniciativas que melhoram a vida de cidadãos urbanos em São Paulo, o Deutsche Bank Urban Age Award no valor de 100 mil dólares que será concedido em dezembro.

  • 03-06-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank Anuncia Prêmio para São Paulo

Deutsche Bank promoverá o segundo Urban Age Award, no valor de $ 100.000 USD, para um projeto instalado na área metropolitana de São Paulo.

  • 02-04-2008
URBAN AGE