bansen

Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

Deutsche Bank, Urban Age

  25/11/2008

Anunciada a lista dos 12 selecionados para o  Deutsch Bank Urban Age Award em São Paulo

 

A segunda edição do Deutsche Bank Urban Age Award recebeu 133 inscrições de projetos da área metropolitana de São Paulo, o dobro do número de inscritos na primeira versão do prêmio concedido em 2007,  em Mumbai.  O número de  inscrições refletiu o interesse e a criatividade  dos paulistanos para resolver  os graves desafios urbanos e sociais enfrentados pela maior e mais complexa cidade da América do Sul. O vencedor, que ganhará 100 mil dólares, será anunciado em 3 de dezembro de 2008, às 18h30 numa cerimônia no  Palácio dos Bandeirantes.

O júri, composto por especialistas em urbanismo, de renome internacional  e formadores de opinião regionais  com conhecimento das diversas comunidades urbanas da cidade, reuniu-se em São Paulo, em 9 e 10 de novembro de 2008 para avaliarem os projetos. Os membros do júri  são Raí, estrela do futebol brasileiro,  dirige uma fundação que se dedica ao aprimoramento de jovens nas favelas da cidade; Tata Amaral, cineasta, a respeitável curadora de arte, Lisette Lagnado, e  Fernando Mello de Franco, um dos mais destacados arquitetos emergentes de São Paulo. A banca julgadora foi completada pelos especialistas internacionais Anthony Williams, ex-prefeito de Washington, e Ricky Burdett, especializado em urbanismo da London School of Economics que presidiu o júri.

O júri selecionou a seguinte lista de doze inscritos altamente qualificados:

CORA GARRIDO BOXE
organizador: Cora Garrido Boxe
localidade: Moóca
Localizado no Viaduto do Café, o projeto criou um lugar dinâmico para esportes, boxe e lazer para pessoas de diferentes grupos econômicos e sociais na cidade. Seu sucesso em atrair milhares de jovens, homens e mulheres, para esse espaço urbano demonstra o potencial de transformação de uma forte liderança local na criação de espaços públicos democráticos no coração da cidade.

 INSTITUTO ACAIA
organizador: Instituto ACAIA
localidade: Vila Leopoldina
Desde 1998, o Instituto ACAIA oferece um raro recurso para jovens de favelas nos arredores da Vila Leopoldina - uma oficina espaçosa e bem projetada de artes e artesanato com instalações que permitem cursos de treinamento, no meio de uma área industrial em rápida mudança. Embora esse projeto bem-sucedido tenha oferecido instalações muito necessárias para crianças carentes fora do local onde residem, a iniciativa expandiu-se recentemente, com intervenções nas próprias favelas.

 BIOURBAN
organizador: Jeff Anderson
localidade: Bairro da Saúde - Favela Mauro
BioUrban é uma iniciativa singular liderada por um jovem estudante de sociologia na favela da Rua Mauro. O projeto realizou  uma série de intervenções estéticas que transformaram a qualidade espacial dos arredores, incluindo a limpeza de pequenos espaços, a plantação de canteiros de flores no lugar de placas de concreto, a introdução de cores e materiais para humanizar as fachadas de edificações e a criação de arte pública por crianças do local.

 ESPAÇO DE CULTURA COHAB RAPOSO TAVARES
organizador: Espaço de Cultura Raposo Tavares
localidade: Raposo Tavares
O projeto inclui uma série de iniciativas para criar um espaço público democrático em uma das áreas mais carentes da periferia da cidade, com grandes números de moradias populares em ambiente urbano pobre. A construção de um centro comunitário estabeleceu um palco para uma série de projeções de filmes ao ar livre e um circo, que atendem as necessidades da comunidade local.

 SEDE DA UNIÃO DE MORADORES E DO COMÉRCIO DE PARAISÓPOLIS - UMCP
organizador: União dos Moradores (UMCP)
localidade: Paraisópolis
Dirigido por um grupo local bem-organizado de residentes da favela do Paraisópolis, o projeto assegura que os direitos de indivíduos e da comunidade sejam respeitados na implementação de projetos realizados de acordo com o programa municipal de reurbanização da favela. A inclusão e a participação dos próprios moradores criam um agente poderoso de mudança para melhorar as condições de vida dessa comunidade carente.

 KINOFORUM
organizador: Kinoforum
localidade: projeto itinerante (RMSP)
O projeto leva cinema ao ar livre para espaços incomuns, no coração dos lugares mais pobres da cidade, na periferia da região metropolitana. Além de dar vida a lugares esquecidos da cidade, o projeto inclui oficinas de vídeo para os jovens das comunidades locais.

 BAIRRO-ESCOLA: ASSOCIAÇÃO CIDADE ESCOLA APRENDIZ
organizador: Aprendiz
localidade: Vila Madalena
Uma rede de instalações culturais com foco educacional é organizada em um bairro culturalmente ativo de São Paulo. Aprimora a qualidade de vida, expandindo as possibilidades de desenvolvimento social e humano através de oficinas, cursos e apropriação de espaços públicos através da arte.

 PROJETO INCLUSÃO SOCIAL URBANA NÓS DO CENTRO
organizador: Prefeitura Municipal de São Paulo
localidade: Centro
Um depósito industrial abandonado no centro da cidade foi convertido em escritórios para uma organização que promove a inclusão social. Essas incubadoras urbanas promovem o contato social e a melhoria da qualidade de vida, identificando oportunidades para gerar renda e aprimorar o espaço público.

 REDE CULTURAL BEIJA-FLOR
organizador: CARF
localidade: Diadema
O centro cultural estabelecido em Diadema - uma localidade afastada, com pouco acesso a infra-estrutura - está expandindo sua gama de atividades e estabelecendo uma série de abrigos que delegam poder de decisão à comunidade local e trazem melhoria ao ambiente físico.

 CORTIÇO RUA SOLÓN - EDIFÍCIO UNIÃO
organizador: Moradores do Edifício União
localidade: Bom Retiro
Um edifício residencial no Centro da cidade de São Paulo ocupado recentemente foi convertido com sucesso em residências bem projetadas para 42 famílias. Os aprimoramentos visuais  do edifício e suas áreas comuns motivaram muitos moradores a fazerem melhorias dentro de seus apartamentos.

 PRAÇAS DA PAZ SULAMÉRICA
organizador: Sou da Paz
localidades: Várias, em diferentes áreas de São Paulo
O projeto promove o envolvimento da comunidade através da revitalização de praças urbanas na periferia de São Paulo, o que tem gerado a redução nos níveis de criminalidade em áreas locais. Os espaços públicos democráticos se tornaram o palco para debates e engajamento público, recuperando seu papel histórico como locais para reunião e discussão da vida pública.

 COOPERATIVA DE RECICLAGEM NOVA ESPERANÇA
organizador: Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança e CDHU
localidade: Vila Nova/Pantanal
Esta é uma parceria inovadora entre governo e residentes locais desenvolvida no Programa Integrado de Urbanização do Pantanal, zona leste, periferia de São Paulo. O projeto foi pioneiro na implantação de um novo sistema de coleta de lixo que gera renda para a cooperativa e reduz o volume de resíduos, anteriormente depositado nas ruas próximas, em espaços públicos e cursos de água.

Para mais informações sobre a conferência e o prêmio, veja Urban Age e www.alfred-herrhausen-gesellschaft.de/en/urbanageaward.html

 
Mais informações para a imprensa:
Bansen & Associados Comunicação
Bia Bansen (bia@bansen.com.br) Clean Barros (clean@bansen.com.br)
Tel.: 11-55392344
www.bansen.com.br

Notícias relacionadas

 

 

PROJETO URBAN AGE DEIXARÁ MARCAS EM SÃO PAULO

A fundação Alfred Herrhausen Society publicará um livro destacando os projetos inscritos no Deutsche Bank Urban Age Award 2008

  • 16-12-2008
URBAN AGE
 

Estudiosos de questões urbanas concordam: crise financeira pode ser usada em favor das cidades

Reunidos em São Paulo na Urban Age South America, especialistas do Brasil e do Exterior consideram o momento propício para a implantação de projetos que aliem sustentabilidade e mobilidade

  • 05-12-2008
URBAN AGE
 

Impacto da crise financeira internacional no futuro das cidades é debatido em São Paulo

Reunidos na Conferência Urban Age South America, urbanistas e especialistas em cidades e em segurança alertam para a necessidade de se adequar políticas públicas à escassez de recursos

  • 04-12-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank Urban Age Award é concedido a uma parceria de sucesso no coração de São Paulo

veja as fotos da Cerimônica de entrega

  • 03-12-2008
URBAN AGE
 

Raí anuncia, nesta quarta, os 12 finalistas do Deutsche Bank Urban Age Award em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo

Amanhã, 3 de dezembro, acontece em São Paulo a cerimônia de entrega do Deutsche Bank Urban Age Award. A estrela do futebol brasileiro Raí Souza Vieira de Oliveira, diretor da Fundação Gol de Letra e integrante do júri, vai apresentar os 12 finalistas do prêmio e explicar a dinâmica do processo examinador.

  • 02-12-2008
URBAN AGE
 

CONFERÊNCIA URBAN AGE SOUTH AMERICA 2008

programação completa

  • 27-11-2008
URBAN AGE
 

Anunciada a lista dos 12 selecionados para o Deutsch Bank Urban Age Award em São Paulo

A segunda edição do Deutsche Bank Urban Age Award recebeu 133 inscrições de projetos da área metropolitana de São Paulo, o dobro do número de inscritos na primeira versão do prêmio concedido em 2007,  em Mumbai.

  • 25-11-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank Urban Age Award recebe 133 inscrições

O Deutsche Bank Urban Age Award, criado para premiar iniciativas que melhorem o ambiente urbano, recebeu 133 inscrições da Região Metropolitana de São Paulo. O prêmio de 100 mil dólares para a iniciativa vencedora será entregue ao vencedor no dia 3 de dezembro, em cerimônia que se realizará no Palácio dos Bandeirantes, antecedendo o início da  Urban Age South America Conference.

  • 24-09-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank prorroga inscrições para premiação do Urban Age Award em São Paulo

O Deutsche Bank Urban Age Award é uma iniciativa associada ao projeto Urban Age, uma investigação conjunta de Alfred Herrhausen Society, Deutsche Bank e London School of Economics and Political Science sobre o futuro de cidades.

  • 14-08-2008
URBAN AGE
 

Raí, Tata Amaral , Lisette Lagnado e Fernando de Mello Franco serão os membros brasileiros do júri do Deutsche Bank Urban Age Award de US$ 100.000

Um júri independente com formadores de opinião nacionais e especialistas internacionais de grande importância decidirá quem receberá o prestigiado prêmio para projetos e iniciativas que melhoram a vida de cidadãos urbanos em São Paulo, o Deutsche Bank Urban Age Award no valor de 100 mil dólares que será concedido em dezembro.

  • 03-06-2008
URBAN AGE
 

Deutsche Bank Anuncia Prêmio para São Paulo

Deutsche Bank promoverá o segundo Urban Age Award, no valor de $ 100.000 USD, para um projeto instalado na área metropolitana de São Paulo.

  • 02-04-2008
URBAN AGE