Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

João Paulo Amadio assume como Country Manager da Staples Brasil 

Com a promoção, o executivo passa a ser o principal representante no Brasil da maior empresa de papelaria e materiais para escritório do mundo.

João Paulo Amadio (Crédito: Foto Divulgação / Bruno Gois)
João Paulo Amadio (Crédito: Foto Divulgação / Bruno Gois)


Então Diretor de Vendas e Operações da Staples Brasil, João Paulo Amadio assume o posto de Country Manager da empresa no País, tendo sob sua gestão toda a atual diretoria. Com a promoção, o executivo passa a ser o principal representante no Brasil da maior empresa de papelaria e materiais para escritório do mundo. Na Staples há 16 anos, Amadio irá liderar cerca de 200 colaboradores diretos que atuam na Staples Brasil.

Com a mudança, a atuação também deixa de ser regionalizada, embora as operações do Brasil e da Argentina ainda sigam com funções próximas e aprendizados mútuos. Durante os últimos três anos, o comando latino-americano era desempenhado pelo economista argentino Leo Piccioli, que liderou a expansão da empresa nos dois países. Na Argentina, Gonzalo Santander assume a mesma função de João Paulo Amadio no país vizinho.

Em 2015, a multinacional norte-americana teve o melhor ano da operação brasileira, que culminou na inauguração da primeira loja física da Staples no país, na Avenida Paulista, em São Paulo, após mais de 10 anos de atuação por meio de e-commerce e televendas. Outro investimento foi na nova sede, inaugurada no começo de 2016, localizada no edifício Birmann 21, também conhecido como Edifício Abril, um dos maiores arranha-céus do Brasil e ícone empresarial da capital paulista.

"O desafio é liderar para tornar o mundo um lugar melhor."
Leo Piccioli

Depois de quase 20 anos dedicados à empresa, Leo Piccioli, o Leo, se despede da Staples para viver um desafio e sonho profissional, embarcando em uma nova aventura. "Como objetivo, ser líder é medíocre. O desafio é liderar para tornar o mundo um lugar melhor. Eu acredito, sem modéstia, que os êxitos de João Paulo Amadio como líder tenham algo de mim. Que, de algum jeito, o meu legado (como com os meus filhos) irá perdurar além de mim", assinala Piccioli, que encontrou o seu novo “jeito no trabalho”, parafraseando o próprio slogan da Staples.

De estagiário a Country Manager

Profissional com experiência nas áreas de vendas, marketing e planejamento estratégico, com atuação em segmentos B2C e B2B e mercados de varejo de consumo em massa, Amadio integra a Staples Brasil desde o seu embrião. Entrou em 2000 como estagiário, ainda durante a operação da OfficeNet, empresa argentina que acabara comprada pela Staples cinco anos depois. A ligação com a marca surgiu por meio do mural de oportunidades de estágio da FAAP, durante o curso de Administração de Empresas, quando Amadio procurava sua primeira experiência profissional.

“Quando entrei na empresa, em maio de 2000, com muito cabelo e nenhuma experiência, pude viver algo fantástico. Nossa empresa saiu do papel para fazer parte da líder mundial do segmento, baseada em muitos sonhos, trabalho, esforço, muitos sorrisos e vontade de concretização. Agora, 16 anos depois, pouco cabelo me resta, e continuo aprendendo todos os dias com esta equipe e os sonhos se renovaram. Por isso, é uma honra ter a responsabilidade de ajudar cada um dos nossos colaboradores a tirar o nosso sonho do papel", diz Amadio.

"Por isso, é uma honra ter a responsabilidade de ajudar cada um dos nossos colaboradores a tirar o nosso sonho do papel."
João Paulo Amadio

Nesses 16 anos, o executivo esteve ausente da operação apenas entre 2004 e 2006, quando arriscou conhecer outra realidade e participou de um processo de trainee da Coca-Cola FEMSA. Após ter deixado as portas abertas, Amadio foi convidado a retornar a Staples em 2006. Durante todo esse tempo, construiu sua trajetória na empresa, ocupando os cargos de assistente e analista comercial, supervisor de vendas, coordenador de planejamento comercial, supervisor de gestão de receita, supervisor e gerente de Business Intelligence, diretor comercial e diretor de vendas e operações. “Fica a sensação que valeu a pena apostar a carreira em uma empresa que proporciona esse tipo de crescimento. Tive a oportunidade de trabalhar com gerentes, diretores, presidentes do Brasil e do exterior, escolas e filosofias distintas. Posso dizer que é uma oportunidade fantástica poder crescer neste ambiente e perceber a diferença entre estas eras e, principalmente, estar disposto a aprender todo dia. Participar da construção de uma empresa que sai do zero para atender mais de 100 mil clientes é fantástico", conclui Amadio.

 

Notícias relacionadas

 

Novo galpão da Staples alia eficiência logística à sustentabilidade

Às margens da Rodovia Raposo Tavares, no entroncamento do Rodoanel, em São Paulo, o novo Centro de Distribuição da Staples foi estrategicamente escolhido para otimizar o escoamento dos produtos para todo o território nacional.

Empreendedorismo feminino retorna à pauta da Staples

Atenta ao empoderamento da mulher no Brasil, a Staples realizou nesta semana um evento focado em troca de informações e discussões sobre empreendedorismo feminino, voltado para mulheres donas de seus próprios negócios ou que ainda pretendem administrar suas empresas.

 

Staples facilita ainda mais o crédito para pequenos negócios

Conseguir crédito ainda é um dos principais entraves para o crescimento do pequeno empreendedor brasileiro, que precisa de capital de giro para equilibrar o caixa ou comprar equipamentos, entre outros investimentos.

staples17-05-2016

Em ação inédita, Staples Brasil imprime currículos gratuitamente em SP

Em um momento de constantes altas na taxa nacional de desemprego, a Staples Brasil promove uma ação inédita para dar uma força a mais aos candidatos às possíveis vagas de emprego. A maior rede de papelarias do mundo anuncia que, até o dia 31 de maio, irá imprimir gratuitamente currículos em sua loja na capital paulista.

staples05-05-2016

Para Leo Piccioli, da Staples, o cliente sempre tem razão

Na manhã de ontem, 15 de março, o presidente da Staples no Brasil e na Argentina, Leo Piccioli, apresentou a palestra “O cliente sempre tem razão?”, para CEOs e diretores de atendimento ao cliente e de marketing, reunidos no Relate São Paulo, evento focado em experiências de atendimento ao cliente inovadoras e bem sucedidas.

staples16-03-2016

De estagiário a diretor de vendas e operações. João Paulo Amadio é promovido na Staples Brasil

Para liderar uma equipe de mais de 100 pessoas, que engloba um time multidisciplinar, responsável toda a cadeia da operação de varejo, do supply chain ao atendimento pós-venda, incluindo compras, merchandising, vendas, marketing e precificação, é preciso conhecer a empresa como a si próprio. Mas isso não assusta o paulistano João Paulo Amadio, promovido ao posto de Diretor de Vendas e Operações da Staples Brasil, braço nacional da maior rede de papelarias do mundo. #Staples

staples01-02-2016