Encontro Bloco a Bloco reúne projetos de robótica desenvolvidos por crianças carentes

18-11-2014

 

Projeto desenvolvido pelo IAF tem como missão proporcionar experiências de aprendizagem que contribuam para que crianças e jovens se tornem cidadãos críticos e criativos

No próximo dia 22 de novembro, sábado, em São Paulo, cerca de 560 crianças e jovens assistidos por 23 ONGs de todo o País apresentarão seus trabalhos de robótica produzidos ao longo do ano no Encontro Bloco a Bloco 2014. O evento é uma iniciativa do Instituto Aprender Fazendo (IAF), organização sem fins lucrativos fundada pela ZOOM education for life, representante exclusiva da LEGO® Education no Brasil, e apoiado pela LEGO Foundation. Com o tema “O Futuro da educação brasileira”, o Encontro será sediado pelo Colégio Santa Cruz, na capital paulista.

Os participantes fazem parte de instituições apoiadas pelo Programa Bloco a Bloco, e durante o ano de 2014 tiveram aulas e oficinas de robótica e animação proporcionadas por educadores capacitados pela ZOOM. Agora, apresentarão suas maquetes, documentários e filmes stop motion (técnica de animação audiovisual que une cinema e fotografia) desenvolvidos a partir de conjuntos LEGO® Education, além de participarem de um Torneio de Robótica, em que deverão programar os robôs para cumprirem as tarefas estabelecidas. Os vencedores ganharão conjuntos WeDo e MINDSTORMS NXT (1º lugar) e LEGO® Charity (2º e 3º lugares). Os jovens ainda mostrarão suas pesquisas sobre o futuro da educação brasileira, sendo que os três melhores trabalhos também serão premiados com conjuntos WeDo e LEGO® Charity. 

“O Bloco a Bloco incentiva os alunos a refletirem sobre o país em que vivem e em que querem viver. No processo de aprendizagem, encontram soluções realistas e têm a possibilidade de mobilizar pessoas e instituições para que as mudanças que eles imaginaram se tornem realidade”, explica Cacá Monteiro, diretora do Instituto Aprender Fazendo. “Por meio do trabalho em equipe e da resolução de situações-problema, os jovens inseridos no Bloco a Bloco têm oportunidade de desenvolver conceitos importantes para a vida, como a ética e a cidadania, além de terem a criatividade estimulada”.

Ao mesmo tempo em que proporciona uma oportunidade para os educandos que integram os programas apresentem os resultados de seus trabalhos, o encontro permite também que os educadores conheçam projetos realizados em outras instituições. Em sua quinta edição, o evento não apenas estimula que as crianças identifiquem os problemas, mas sobretudo que apresentem soluções, a partir do desejo de mudança para um mundo melhor.

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br