Dia da Educação

Avanço da tecnologia demanda reflexão no modelo de aprendizagem

No próximo sábado, 28 de abril, é celebrado o Dia da Educação, data criada para conscientização da importância da educação. E também de seus grandes desafios. 

O mundo tem mudado mais rápido que a escola, que muitas vezes ainda adota um modelo de educação de décadas atrás, com conteúdo e estímulo que não agradam a nova geração, de jovens proativos, conectados e curiosos. 

Para Rafael Bonequini, diretor da ZOOM education for life, empresa que desenvolve e implementa soluções de aprendizagem baseadas na cultura Maker, "o conhecimento é horizontal, em que o professor é um mediador, e não o detentor do conhecimento". 

Pesquisa encomendada pela NASA, para seleção de cientistas e engenheiros com potencial criativo, acabou evidenciando o declínio da criatividade ao longo da vida. A primeira fase da pesquisa foi feita com um grupo de 1600 crianças entre 4 e 5 anos, revelando que 98% delas apresentaram alta criatividade. O segundo grupo foi de crianças de 10 anos, que apresentaram um percentual de apenas 30%. O mesmo teste foi aplicado a um universo de adultos e somente 2% se mostraram altamente criativos. Os responsáveis pela pesquisa concluíram que muitos dos limitadores mentais que acumulamos ao longo da vida vêm da fase escolar, em que as crianças entram com "pontos de interrogação" e saem como "frases feitas". 

Não poderia ser diferente. A grande parte das atividades da escola são baseadas em "instrucionismo". Por outro lado, há também muitas instituições de ensino que há tempos adotaram uma mudança de mindset e buscado projetos inovadores para as crianças desenvolverem e compreenderem o seu potencial criativo. 

"O vestibular ainda é o grande driver da maioria das escolas. Afinal, é por meio da aprovação de seus alunos nas universidades que elas se ranqueiam. Essa é uma das barreiras que ainda dificultam a transformação da educação brasileira, já que as escolas ainda são presas a currículos e conteúdos programáticos", completa Rafael. 

Dentro desse contexto, o Dia da Educação é uma data que também pode servir para que a sociedade reflita sobre como a escola pode estimular a criatividade da criança, com autonomia para ter o seu próprio projeto de felicidade, muito além do exercício de uma profissão.

 

 

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - Redação

  • Bia Bansen
    bia@bansen.com.br
  • Marilia Schumann
    marilia@bansen.com.br
  • Clean Barros
    clean@bansen.com.br
  • Marcelo Fontenele
    marcelo@bansen.com.br
  • Noticias Relacionadas

     

     

     

    ZOOM

    Sobre a ZOOM education for life 

    Há 22 anos, a ZOOM education for life propõe um modelo diferenciado de educação, focado no desenvolvimento do potencial criativo de crianças, jovens e adultos. A metodologia do "aprender fazendo", conhecida também como Cultura Maker, faz com que os alunos sejam colocados como protagonistas de seu próprio aprendizado, expandindo competências e agregando atitudes e valores para toda a vida. 

    A ZOOM é pioneira e líder no segmento da robótica educacional. Seus programas curriculares e extracurriculares são resultado de forte investimento em pesquisa e desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem e na formação e acompanhamento presencial dos educadores para o sucesso na aplicação com os alunos.

    Os Programas Educacionais da ZOOM buscam transformar a sala de aula em um ambiente no qual os seus alunos se sintam instigados a conectar, construir, analisar e continuar aprendendo, trabalhando com atividades lúdicas e desafiadoras. Como resultado, a ZOOM se tornou líder no segmento da Cultura Maker e STEM (Science, Tecnology, Engineering and Math). A ZOOM Já atendeu mais de 2,5 milhões de estudantes em mais de 8 mil escolas de todo o Brasil, incentivando mais de 150 mil educadores a se engajarem nessa nova forma de ensinar e aprender.

     

    Contato

    Envie seus comentários!

    Tem dúvidas? Entre em contato!

    São Paulo, SP

    Phone: 55+11 5539-2344

    Email: redacao@bansen.com.br