ZOOM Education for Life
Foto da final internacional de 2017 realizada na Malásia

ZOOM acelera para formar equipes das competições da Fórmula 1 nas escolas 2018

Empresa que desenvolve e implementa soluções de aprendizagem baseadas na cultura Maker, lança o F1 in Schools, projeto educacional que reúne atividades de aprendizagem ativa no ambiente da Fórmula 1.

ZOOM education for life, empresa que desenvolve e implementa soluções de aprendizagem baseadas na cultura Maker, lança o F1 in Schools, projeto educacional que reúne atividades de aprendizagem ativa no ambiente da Fórmula 1, a modalidade de automobilismo mais popular do mundo. Fruto de uma parceria da ZOOM com a Associação Projetando o Futuro, a iniciativa é voltada para estudantes dos níveis Fundamental e Médio, de 12 a 19 anos de idade, promovendo a experiência com o Empreendedorismo, contato com Tecnologias e Protagonismo em sala de aula e prepara os estudantes para uma competição de verdade, cujas finais serão realizadas em março (Regional), abril (Nacional) e entre setembro e dezembro, a Final Internacional.

Criado há 15 anos e adotado em 42 países, o F1 in Schools é operado no Brasil pela Associação Projetando o Futuro e implementado pela ZOOM e traz o Empreendedorismo como elemento adicional às atividades originais do programa. As escolas que contratam o programa recebem da ZOOM toda assistência para capacitação dos professores e adaptação do programa na grade curricular das instituições educacionais. Atuando como mentores, os professores estimulam seus alunos a buscarem interação com a comunidade, ampliando a visão de mundo com confiança e responsabilidade ao participarem de todas as fases de construção da empresa (escuderia) até a fase final, quando o carro vai competir da Fórmula 1. 

O F1 in Schools estimula o protagonismo do aluno em sala de aula ao propiciar oportunidades para desenvolver recursos como planejamento, flexibilidade na busca de soluções, prever consequências, conviver com as diferenças e respeitá-las, e resiliência para enfrentar dificuldades, além de exercitar a autonomia intelectual do jovem por meio de atividades planejadas que propiciam o uso de diversas habilidades de pensamento como: interpretar, analisar, sintetizar, classificar, relacionar e comparar. "Ao adotar o programa, a escola revitaliza o ensino das matérias, adicionando diferenciais à sua grade escolar, além de proporcionar uma interação mundial entre os seus alunos, com oportunidades para intercâmbios e difusão de conhecimento", explica Marcos Wesley, CEO da ZOOM.

 

Além de favorecer que as aulas aconteçam em um ambiente divertido, lúdico e desafiador, o programa incentiva o trabalho em equipe com lições de empreendedorismo e uso de técnicas de crowdfunding, oferece acesso a outras línguas e culturas e estimula a constituição de ética profissional e social. "O F1 in Schools já foi adotado por sete escolas no Brasil e a nossa meta é inserir o programa em 90 instituições até o início do torneio regional. É importante dizer que, além da experiência completa de aprendizado na prática, convivência e interação com outras pessoas de diversos países e suas diferentes culturas e estilos de vida, trata-se de um programa que une escolas, alunos e suas famílias numa competição global e amigável", diz Marcos Wesley.

 

Como funciona

São organizadas equipes de até seis alunos que, juntos, devem criar uma microempresa e realizar diversas atividades, como gerenciar o projeto e construção de um modelo de carro da Fórmula 1; desenvolver plano de negócios, marketing e ações em mídias sociais; buscar parceria/patrocínio com o setor privado; e criar ação social. O F1 in School pode ser inserido nas seguintes matérias da grade curricular, tornando o ensino mais próximo da prática:

 

FÍSICA: projeto, aerodinâmica, atrito, cinemática;

QUÍMICA: teoria dos gases, materiais;

MATEMÁTICA: elaboração de orçamento, controle, planilhas;

PORTUGUÊS: elaboração de portfólio, site, página e textos para Facebook, Plano de Marketing, material para patrocínio;

ARTES: logotipo, criação da marca, artes para postagens no site, Facebook, material promocional, estande;

INGLÊS: entendimento das Regras e Regulamentos do Projeto (original na língua inglesa);

COMUNICAÇÃO: apresentações para patrocinadores, mídia e juízes;

TECNOLOGIAS: projeto em CAD, usinagem de carros, impressão 3D, sistema de eixos e rolamentos.

As premiações para as equipes de melhor desempenho são realizadas dentro das seguintes categorias:

• Campeão Geral (maior pontuação geral, próxima a 1000 pontos) • Segundo Colocado • Terceiro Colocado • Carro mais veloz • Melhor Engenharia • Participação Feminina • Patrocínio e Marketing • Pensamento Criativo • Identidade da Equipe • Melhor Colaboração Internacional • Excelência em Espírito Esportivo • Melhor Novato • Estande • Apresentação Verbal • Portfólio • Pesquisa e Desenvolvimento • Mídia Social.

A Associação Projetando o Futuro é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a projetos educacionais que ofereçam aos alunos oportunidades de desenvolver práticas de empreendedorismo, uso de programas de engenharia, acesso a tecnologias modernas e contato com empresas de diversas áreas permitindo vivenciar experiências fora das paredes das escolas.

 

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br