Assessoria de imprensa

Expedição oriente: Um dos maiores nomes do windsurf nacional, Wilhelm Schurmann vai se dividir entre as competições internacionais e a próxima expedição ao redor do mundo com sua família

27-06-2013

WILHELM SCHURMANNDecidido a embarcar no novo veleiro da família para dois anos de aventura por mares e oceanos do planeta, Wilhelm Schurmann prepara-se para conciliar a agenda de competições internacionais de windsurf com o extenso roteiro da Expedição Oriente. Líder do ranking mundial de Formula Windsufing e único brasileiro a obter mais de 24 títulos nacionais em diferentes categorias e a consagrar-se campeão nacional em cinco modalidades (Wave, Slalom, Formula, Velocidade e Longa Distância), o atleta pode vir a reduzir o número de participações, mas ainda sim incluirá alguns campeonatos mundiais na programação da Família Schurmann. Enquanto isso, ele já vem se dividindo entre os treinos para algumas disputas mundiais e o planejamento da Expedição Oriente.

Wilhelm participará do IFCA Junior, Youth & Masters Slalom World Championships Alacati, que acontece entre os dias 1º e 6 de julho, na Turquia; do Open Formula Windsurfing WORLD Championships Viganj, de 8 a 13 de julho, na Croácia;  do Polish Formula European Cup Leba, de 19 a 21 de julho na Polônia, e do South American Championships (IFCA) Lobitos y Organos (Piura), entre os dias 31 de julho e 4 de agosto no Peru. Ele ainda deve disputar o Campeonato Brasileiro de Slalom, Formula e nas Ondas. Encerradas essas provas, ele passa a se dedicar mais ao projeto da Família Schurmann que, em 24 de novembro deste ano, parte para dois anos de viagens seguindo a rota dos chineses.

"De acordo com polêmicas teorias, os chineses foram os primeiros a contornar o globo. Com base nessa tese, partiremos da América do Sul e, pela primeira vez, passaremos no continente Antártico. Em seguida, velejaremos pelo Oceano Pacifico, passando pela Polinésia, Nova Zelândia e Austrália. Então, subiremos para Papua-Nova Guiné e, em seguida, iremos - também pela primeira vez - para o Japão. Passaremos ainda pela China, Vietnã, Indonésia e África do Sul. De lá, retornaremos ao Brasil, onde devemos desembarcar em novembro de 2015", resume Wilhelm.

E destaca: "nestes dois anos, dentro desta rota, marcarei presença em algumas competições. É por isso que meus equipamentos estarão a bordo de KAT, nosso novo veleiro, permitindo que eu utilize meu tempo livre para continuar treinando". A carreira do atleta de windsurf está intimamente vinculada à sua história como tripulante das expedições da Família Schurmann. Wilhelm começou a praticar o windsurf com 9 anos, participando de competições em vários países do mundo, justamente quando os Schurmann dedicavam-se à sua primeira grande aventura.

Passados dez anos de viagem, os Schurmann ficaram conhecidos como a primeira família a completar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. E, perto do final dessa jornada, Wilhelm venceu, aos 16 anos, seu primeiro evento: o campeonato nacional na Nova Zelândia, país considerado a meca do esporte da vela no mundo. De lá para cá, outros grandes desafios foram vencidos pela família e, paralelamente, pelo atleta Wilhelm que vem se consolidando como um dos maiores nomes do windsurf no Brasil.

Wilhelm Schurmann já ganhou mais de 100 medalhas e troféus nacionais e internacionais, representando o país mundo afora. Participou de mais de 200 campeonatos, correu cerca de mil regatas e conquistou títulos como líder do ranking mundial de Formula Windsufing, vice-campeão Mundial World Sailing Games ISAF, 12 vezes campeão Brasileiro, hexacampeão Sul-Americano, tetracampeão Brasileiro de Formula Windsurfing, tricampeão Brasileiro de Wave, decacampeão Brasileiro de Slalom, bicampeão Brasileiro de Longa Distância, campeão Brasileiro de Velocidade, bicampeão Norte Americano e Europeu leve, tricampeão US Nationals de Slalom, bicampeão de Formula da Oceania e campeão da Margarita Wild Winds.

A partir de agosto, Wilhelm diminui sua participação em competições internacionais e intensifica os preparativos para a Expedição Oriente, novo projeto da Família Schurmann que envolve inovação, tecnologia e sustentabilidade. Ao seu lado e de seus pais Vilfredo e Heloísa, os irmãos Pierre e David (líder da tripulação de terra) seguirão por alguns trechos da aventura. A irmã caçula Kat estará simbolicamente presente ao inspirar o nome do novo veleiro. E, pela primeira vez, a tripulação ganha um representante da terceira geração: Emmanuel Schurmann. Vale lembrar que a Expedição Oriente tem como patrocinadores a Estácio, a HDI Seguros e o Grupo Solví. 

 

FOTOS DE DIVULGAÇÃO: Gil Ramos

Notícias relacionadas

 

 

 

Vilfredo Schurmann fala da próxima aventura de sua família ao redor do mundo, a Expedição Oriente, no XI Encontro Nacional ABVC, em Florianópolis

Nesta sexta-feira, 31 de maio, Vilfredo Schurmann apresentará para o público do XI Encontro Nacional ABVC detalhes da Expedição Oriente, terceira aventura de sua família ao redor do mundo a bordo de um veleiro.

  • 28-05-2013
Família Schürmann
 

PRIMEIRA FAMÍLIA BRASILEIRA A DAR A VOLTA AO MUNDO EM UM VELEIRO, OS SCHURMANN PREPARAM-SE PARA ZARPAR EM SUA TERCEIRA GRANDE EXPEDIÇÃO

No dia 24 de novembro de 2013, os SCHURMANN embarcam em seu novo veleiro e zarpam para a sua terceira grande aventura por mares e oceanos do planeta: a Expedição Oriente.

  • 28-02-2013
Família Schürmann
 

Em coletiva de imprensa, Família Schurmann lança terceira expedição ao redor do mundo

Amanhã, quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013, a partir das 10h, na Cinemateca, a primeira família a completar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, há 29 anos, lança oficialmente sua Expedição Oriente, projeto que envolve inovação, tecnologia e sustentabilidade. 

  • 27-02-2013
Família Schürmann
 

Coletiva de Imprensa: Família Schurmann lança expedição ao redor do mundo

Primeira família a completar a volta ao mundo a bordo de um veleiro anuncia detalhes sobre sua terceira grande expedição, um projeto que envolve inovação, tecnologia e sustentabilidade

  • 25-02-2013
Família Schürmann
 

Estácio, HDI Seguros e Grupo Solví embarcam com Família Schurmann em expedição de volta ao mundo

Em 2013, a Família Schurmann volta ao mar para sua terceira expedição de volta ao mundo. A bordo de um novo veleiro, o capitão Vilfredo Schurmann sua esposa Heloísa Schurmann e família desbravarão mares e oceanos seguindo a rota dos chineses que, de acordo com polêmicas teorias, foram os primeiros navegantes a contornar o globo.

  • 05-02-2013
Família Schürmann
 

 

 

 

BANSEN - ©2016
Bansen Phone
Address: rua dr. tirso martins, 100 cjto 304 - 04120-050 - vila mariana - SP/SP.
Site Design by Marília Schumann