Assessoria de imprensa

Follow-us on | Like us on

Resoluções para 2014: reunir a família em novo veleiro para dois anos de Expedição Oriente

 

Lançamento de documentário no Brasil e de livro na Itália e produção de longa metragem também estão entre os projetos dos Schurmann para o Ano Novo

 

16-12-2013

Expedição Oriente - Valeiro Kat

Uma vida mais saudável; mais tempo para a família e os amigos; um novo amor; mudar de emprego ou casa; viajar mais... A cada Réveillon repetem-se ou renovam-se as promessas de Ano Novo. Dentro deste cenário, algumas iniciativas acabam repercutindo entre as pessoas, inspirando-as com outras ideias que, de certa forma, podem ser até consideradas inusitadas.

Há 30 anos, uma família brasileira decidiu largar tudo e partir para uma viagem que durou 10 anos. Para 2014, essa mesma família já tem sua resolução de Ano Novo: finalizar a construção do novo veleiro Kat - enquanto tocam alguns outros projetos em paralelo - e partir para sua terceira grande aventura mundial! Em 21 de setembro de 2014, a Família Schurmann vai zarpar de Itajaí, em Santa Catarina, para dois anos em águas nacionais e internacionais, que fazem parte do roteiro da Expedição Oriente.

"Estamos preparando uma aventura de proporções inéditas no Brasil. Em um estaleiro na própria cidade de Itajaí, nos dedicamos diariamente a um dos projetos mais inovadores das embarcações a vela do país: a construção de "Kat", destaca Vilfredo Schurmann. Reunindo elementos de alta tecnologia, inovação e sustentabilidade, o novo veleiro da família é uma das peças fundamentais para a Expedição Oriente e, por isso, vem demandando atenção para lá de especial. Em virtude de atraso de engenharia na construção do veleiro Kat; de previsões de condições climáticas adversas na região Antártica; da segurança de toda a tripulação, e da realização de um sonho tal qual foi planejado desde o início, os Schurmann decidiram adiar a data de saída para 21 de setembro de 2014. Mas a promessa de Ano Novo continua a mesma: exatos 30 anos após a aventura que consagrou os Schurmann como a primeira família brasileira a completar a volta ao mundo a bordo de um veleiro, eles partem para sua terceira - e histórica - travessia por mares e oceanos.

Expedição Oriente - Valeiro Kat

Foto Expedição Oriente: Valeiro Kat em construção em Itajaí, Santa Catarina.

Depois de cinco anos de planejamento, estruturando o plano e buscando investidores para um projeto ousado, a Família Schurmann conquistou o apoio fundamental dos patrocinadores Estácio, HDI Seguros e Solví. Em 2013, anunciaram oficialmente a Expedição Oriente e, desde o seu lançamento, vêm se dedicando à construção do novo veleiro, cujo nome foi escolhido em homenagem à encantadora caçula Kat, falecida em 2006. Com a Expedição Oriente, o casal Vilfredo e Heloísa e os filhos seguirão a rota dos chineses que, de acordo com polêmicas teorias, foram os primeiros a contornar o globo. Os filhos Pierre e David (líder da tripulação de terra) estarão em alguns trechos da aventura e Wilhelm estará a bordo por toda a Expedição. Como mencionado, Kat estará simbolicamente presente ao inspirar o nome do veleiro e, pela primeira vez, a tripulação ganha um representante da terceira geração Schurmann: Emmanuel acompanhará seus avós durante todo o per curso.

OS CHINESES E A FAMÍLIA SCHURMANN - Com a Expedição Oriente, a Família Schurmann espera trazer à tona a teoria de que os chineses foram os primeiros navegantes a darem a volta ao mundo. "Em nossa segunda e até então última expedição, seguimos a esteira de Fernão de Magalhães. Estudamos a fundo sua história e uma coisa nos intrigou. Magalhães suspeitava que houvesse uma rota para as ilhas das especiarias via uma passagem ao sul das Américas. Ele argumentava que detinha um mapa que provava a existência deste canal. Veio então nossa curiosidade: como ele teve acesso a essa informação, que não era mencionada em nenhum documento oficial?", conta o capitão Vilfredo. Em 2002, Gavin Menzies, um oficial da Marinha inglesa, publicou uma tese que poderia fornecer a resposta para a pergunta da Família Schurmann. 

No livro "1421: o ano em que a China descobriu o mundo", Menzies apresenta pesquisas que o levaram à origem desses mapas e expõe sua teoria de que os chineses foram os precursores das viagens de descobrimentos, utilizando "avançados instrumentos" com knowhow de cálculo de latitude e longitude. "A tese reza que, em 1421, a maior esquadra com gigantescos juncos de até 150 metros de comprimento zarpou da China. Os navios eram capitaneados pelos leais almirantes do Imperador Zhu Di. Sua missão era 'seguir até os confins da terra para recolher tributos dos bárbaros de além-mar'", explica Vilfredo. Em sua jornada de dois anos, os navios chineses aportaram na América 70 anos antes de Colombo, circunvagaram o globo um século antes de Magalhães, descobriram a Antártica, chegaram à Austrália 320 anos antes de Cook e descobriram a longitude 300 anos antes dos europeus. Inspirados nesta teoria e suposto fato histórico, a Família Schurmann resolveu se lançar ao mar novamente para a sua inédita Expedição Oriente. 

ANO NOVO... OUTROS NOVOS PROJETOS - Em paralelo aos preparativos da Expedição Oriente, os Schurmann preparam outras surpresas para 2014. No segundo semestre, o capitão Vilfredo invade as telas de cinema com o lançamento de "U-513 - Em busca do Lobo Solitário", documentário que relata a busca realizada pelo capitão, sua família e equipe pelo submarino alemão U-513, naufragado na costa catarinense durante a Segunda Guerra Mundial. "Pequeno Segredo", livro escrito por Heloísa sobre a história de Kat ganha sua primeira versão internacional com seu lançamento na Itália. Líder da tripulação de terra e cineasta da família, David começa a rodar o longa metragem "Pequeno Segredo", que conta com a participação de Barrie Osborne, produtor norte-americano responsável por blockbusters como a trilogia "Senhor dos Anéis", "Matrix", "007 Contra Octopussy" e "Apocalypse Now", do produtor mexicano Matthias Ehrenberg e do brasileiro João Roni. Já o líder do ranking mundial de Fórmula Windsufing e único brasileiro a obter mais de 24 títulos nacionais em diferentes categorias e a consagrar-se campeão nacional em cinco modalidades, Wilhelm deve participar de algumas competições nacionais e internacionais. Ou seja, as resoluções de Ano Novo dos Schurmann são realizar, realizar, realizar... e realizar!

 

 

Notícias relacionadas

 

 

Família Schurmann - Expedição Oriente - Imagens

Família Schurmann - Expedição Oriente - Imagens de dilvugação para download

  • 02-12-2013
Família Schürmann

Exposição itinerante da Família Schurmann chega em Itajaí

De 19 de novembro a 1º de dezembro de 2013, a exposição itinerante Família Schurmann - Expedição Oriente fica em cartaz no Centreventos de Itajaí. De forma lúdica e envolvente, cada estação da mostra apresenta detalhes das inspirações e da própria jornada dos Schurmann, que vão refazer a rota dos chineses.

  • 19-11-2013
Família Schürmann

Praia de Belas recebe exposição “Expedição Oriente” da Família Schurmann

Em Porto Alegra, a mostra “Expedição Oriente” acontece de 19 a 27 de outubro

  • 10-10-2013
Família Schürmann

Exposição da Família Schurmann chega ao Rio de Janeiro amanhã, 3 de outubro

Aberta ao público carioca até o dia 13 de outubro, no Rio Design Leblon, a mostra que revela a história que inspirou a aventura dos Schurmann, a Expedição Oriente.

  • 02-10-2013
Família Schürmann

Exposição no Galleria Shopping revela a história que inspirou a nova aventura dos Schurmann

Mostra “Expedição Oriente” poderá ser visitada de 11 a 22 de setembro na praça de eventos do primeiro piso do empreendimento

  • 02-09-2013
Família Schürmann

Exposição itinerante revela a história que inspirou a nova aventura dos Schurmann, a Expedição Oriente

Em São Paulo, no Market Place, de 31 de agosto a 7 de setembro, a mostra inicia sua viagem que inclui mais cinco cidades brasileiras.

  • 20-08-2013
Família Schürmann